A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Cores chamativas devem protagonizar decorações
O ano de 2016 está chegando e traz com ele uma tendência em decoração já bastante utilizada em 2015, mas que deve continuar na preferência de decoradores. Tratam-se das paredes, peças de decoração e móveis com cores chamativas, numa mistura de cores vivas e estampas com muita informação, incluindo, as florais. Apesar de as decorações clássicas e neutras se manterem em alta e também serem tendência, o próximo ano será marcado pela excentricidade, com destaque para combinações inusitadas.
A decoração divertida, como foi batizada por decoradores, é repleta de cores, estampas e objetos cheios de humor. Com um espírito que mescla o urbanismo e a liberdade da juventude, essa decoração incorpora paredes coloridas, peças, móveis laqueados e agrupamento de nichos. O maxi floral nas paredes e quadros e as estampas marroquinas também vão estar em alta, principalmente nos tons azul, amarelo e vermelho. A ideia é fazer com que as cores vibrantes transmitam energia para os ambientes.
Aliado aos detalhes coloridos, o tom cinza também deve ganhar força em 2016, deixando qualquer espaço com um ar mais sofisticado e elegante. Seja com tinta ou cimentícios, essa cor é uma das principais estrelas do movimento. "A tendência agora é inovar o cinza básico com a mescla de cores vivas", explica o Valsemir Cunha, Designer de Interiores da TendTudo. Turquesa e amarelo são tons que ajudam a quebrar essa monotonia. O cinza também faz parte do estilo industrial, inspirado na Nova York dos anos 50, com tubulação, muito aço e tijolos aparentes, que deve se manter forte no próximo ano.
Valsemir explica que o ideal é ter a orientação de um profissional para não pecar pelo excesso e para escolher a cor ideal para cada cômodo. "Se a pessoa não tiver uma personalidade tão excêntrica, pode continuar apostando nos tons neutros, que ganham um pouco mais de vivacidade com listras em tom sobre tom", emenda. Outra dica é o clássico preto e branco, que nunca sai de moda. Espaços monocromáticos, mas com diferentes tons e texturas também surgem com tudo em 2016.
As chamadas paredes de impacto também ganham espaço na decoração. Todo tipo de revestimento é válido quando se trata de repaginar a parede, que deixa o papel de simples divisor de ambientes para tornar-se protagonista. Para isso, podem ser usados concreto, madeira, ripas ou mesmo papel de parede. As texturas como a cortiça, o feltro e madeiras claras serão representadas em revestimentos. No papel de parede, as listras são destaque em ambientes neutros e os tridimensionais em banheiros e cozinhas.
Para os móveis, a bola da vez são as peças em estilo retrô. Uma das ideias é utilizar objetos com esse design ou até mesmo restaurar móveis antigos, misturando-os a ambientes mais modernos, criando uma composição ousada. Cômodas, estantes e aparadores estão entre os móveis mais visados no momento da decoração, pois adicionam funcionalidade e estilo ao projeto. Geladeiras, luminárias e telefones antigos voltam à decoração de casa agora com cores vibrantes, trazendo energia e muito charme ao ambiente.