A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Com texto do argentino Lautaro Vilo, a performance aborda, com elaborada delicadeza, algumas complexidades perturbadoras da vida contemporânea
O ator Gilberto Gawronski (RJ) apresenta o monólogo Ato de Comunhão no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, de 07 a 09 de janeiro, às 19h30. Em sua passagem pelo Ceará, o espetáculo se apresenta, também, no Teatro Municipal Dorian Sampaio, em Maracanaú, no domingo (10), às 18h. Todas as sessões têm entrada gratuita, e o trabalho não é recomendado para menores de 18 anos.
Em cena, um homem relembra três momentos de sua vida: o aniversário de oito anos, a morte da mãe e um jantar bastante peculiar com outro homem que conhecera pela internet. Livremente baseada num fato real que ficou conhecido na mídia como o do “canibal alemão”, a peça coloca no palco, com elaborada delicadeza, algumas complexidades perturbadoras da vida contemporânea. Tecnologia, conexão, solidão, instinto e civilização permeiam esta história verídica que oscila entre o moderno e o arcaico.
A performance de Gilberto Gawronski impressiona pela frieza e meticulosidade com que leva ao palco o relato feito pelo protagonista. O ator desenha traços psicológicos da figura representada, mantendo quase sempre o mesmo tom de voz e a mesma cadência rítmica, tanto nas passagens mais horripilantes quanto naquelas em que o humor predomina. O uso de recursos audiovisuais, operados em cena por ele, também tem recebido elogios da crítica especializada pelo refinamento na técnica.
“Ato de Comunhão fala de encontros ocasionais, solidão contemporânea e reflete sobre o uso de ferramentas virtuais para encontros afetivos”, explica o ator. A dramaturgia foi buscar na primeira infância cheia de traumas do personagem não uma justificativa, mas ao menos uma explicação para que ele chegasse a fazer o que fez. Meiwes, o “Canibal Alemão”, considera ter feito um favor à sua vítima, já que o outro desejava ser devorado.
O texto do argentino Lautaro Vilo, com tradução de Amir Harif, é inspirado na história real de Armin Meiwes que, em 2001, na Alemanha, foi condenado à prisão perpétua após confessar e relatar seu crime. A montagem estreou em 2011, no Rio de Janeiro, e tem direção assinada por Gawronski em parceria com Warley Goulart.
CIRCULAÇÃO
Contemplado pelo Prêmio de Teatro Myriam Muniz (2014), da Funarte, o espetáculo Ato de Comunhão vai passar pelos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte nesta circulação. Em Fortaleza, além das apresentações no CCBNB, Gilberto Gawronski realiza uma oficina na Casa da Esquina (Bairro de Fátima) no dia 12. Aberta ao público e destinada a pessoas interessadas em manifestações artísticas.
SERVIÇO
ATO DE COMUNHÃO
Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560. Centro
07 a 09 de Janeiro. 19h30
Gratuito
Teatro Municipal Dorian Sampaio – Maracanaú
Rua Edson Queiroz, 5.
10 de janeiro. 18h
Gratuito
Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560. Centro
07 a 09 de Janeiro. 19h30
Gratuito
Teatro Municipal Dorian Sampaio – Maracanaú
Rua Edson Queiroz, 5.
10 de janeiro. 18h
Gratuito
OFICINA COM GILBERTO GAWRONSKI
Casa da Esquina - Fortaleza
Rua João Lobo Filho, 62. Fátima
12 de janeiro. De 19h a 22h
Gratuito
Casa da Esquina - Fortaleza
Rua João Lobo Filho, 62. Fátima
12 de janeiro. De 19h a 22h
Gratuito