A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado. Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...
Para a CDL de Fortaleza o ano de 2016 terá como foco, em especial, a formação de lideranças com a realização do projeto educacional “Diálogos Empresariais”, que reunirá grandes nomes dos setores do comércio, serviço e indústria oportunizando ao público conhecer por meio de palestras mensais, as histórias de trabalho, as dificuldades enfrentadas, os fatores determinantes para o sucesso e os desafios para manter a preservação de seus negócios.
Para o presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, a pretensão é mostrar a importância do mercado atual com reflexo no passado construído por empresários que na época sem ferramentas de inovações, mas com uma visão futura e práticas bem-sucedidas conseguiram vencer. Hoje são exemplos para os que pretendem entrar no ramo empresarial.
A Faculdade CDL e a CDL Jovem estão à frente do Diálogos com o apoio da CDL de Fortaleza.
ABERTURA
Para abrir o projeto, no próximo dia 31 de março, às 19 horas, o empresário da indústria de alimentos Francisco Ivens de Sá Dias Branco, que transformou a padaria do pai, onde começou a trabalhar na década de 1950, na empresa líder na produção e venda de massas e biscoitos do Brasil e uma das maiores do mundo, a M. Dias Branco. Uma façanha que será compartilhada com os professores e alunos da Faculdade CDL e com os dirigentes e executivos dos setores produtivos, em especial associados da CDL.
Até novembro, uma vez por mês, os convidados de cada palestra vão acompanhar a trajetória e a liderança dos seguintes empresários: Tasso Ribeiro Jereissati (Grupo Jereissati); Francisco Deusmar de Queirós (Grupo Pague Menos); Pio Rodrigues Neto (Grupo C. Rolim); José do Egito Frota Lopes Filho (Jotujé Distribuidora); Liana Serra Franklin Thomaz (Água de Coco);Ednilton Soárez (Beach Park); Pedro Lima (3 Corações) eLuciana Dummar (Grupo O Povo).
SERVIÇO:
Palestra de abertura com Ivens Dias Branco (presidente do M. Dias Branco)
Data: 31/03/2016
Horário: 19 horas
Local: Auditório da CDL de Fortaleza (Rua 25 de Março, 882 – Centro)