O governo do Paraná informou que, até o início da tarde deste sábado (8), 750 pessoas foram atendidas em unidades de Saúde do estado em decorrência da passagem de um tornado por cidades paranaenses. O fenômeno provocou a morte de seis pessoas. O município mais atingido foi Rio Bonito do Iguaçu, que fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Dados da Defesa Civil paranaense estimam que até 90% da área urbana da cidade foram atingidos. Segundo as informações oficiais, a maior parte dos feridos foi atendida em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Casos mais graves estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário de Cascavel e para o Hospital Regional de Guarapuava. Quatro pessoas precisaram passar por cirurgia. Em Rio Bonito do Iguaçu, “as estruturas de saúde estão todas colapsadas”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. Segundo o gestor, apenas um centro de s...
Com o objetivo de sensibilizar, comprometer e trabalhar a conscientização da população para o combate à violência contra a mulher, na nos dias 28 e 30 deste mês, o Sesc realiza em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense ações destinadas a entidades, órgãos públicos, comerciários e à comunidade. O acesso é gratuito.
Na segunda (28), acontece o Cordel na Feira e ações da Tenda da Saúde, das 8h às 11h, no Mercado Público. A programação da Tenda Sesc reúne orientações educativas sobre a saúde da mulher e do homem, exposição monitorada sobre as DST’s, alimentação saudável, dengue, saúde ocular e violência contra a mulher. Também acontece a distribuição de brindes, preservativos masculinos, femininos e lubrificantes, além de aferição de pressão arterial e glicemia feita pelos técnicos da Secretaria de Saúde.
Na edição do Cordel na Feira acontece o lançamento do cordel “A dengue judia e mata”, de Zé Govim, e apresentações de poetas da Academia dos Cordelistas com o recorte de obras literárias que retratam as lutas das mulheres.
Já na quarta-feira (30), acontece o seminário “Mulher - Saúde e Trabalho”. A programação realizada na Unidade Crato do Sesc, das 8h às 17h, conta com a apresentação "Ciranda da Rosa Vermelha", dos integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI). Em seguida, acontecem palestras com temas sobre economia solidária e saúde da mulher – e os tipificações de violência contra a mulher: física, psicológica, patrimonial, sexual, moral. Durante o seminário também será construído o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Os interessados em participar do Seminário podem se inscrever no ato do credenciamento.
Programação
Dia 28
Tenda da Saúde
Local: Mercado Público
Horário: 8h às 11h
Atividades: orientações educativas a respeito da saúde da mulher, saúde do homem, exposição monitorada sobre diversos temas: DST’s, alimentação saudável, saúde ocular, distribuição de brindes, preservativos masculinos, femininos e lubrificantes. Aferição de pressão arterial e glicemia feita por técnicos da Secretaria de Saúde.
Cordel na Feira
Local: Mercado Público
Horário: 8h às 11h
Atividades: Lançamento do cordel “A dengue judia e mata”, de Zé Govim; apresentações: poetas da Academia dos Cordelistas com o recorte dos cordéis que falam a respeito das lutas das mulheres
Dia 30
Seminário “Mulher - Saúde e Trabalho”
Local: Unidade Crato do Sesc
Horário: 8h às 17h
Inscrições: No ato do credenciamento
- Apresentação "Ciranda da Rosa Vermelha", dos integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI).
- Palestras sobre economia solidária e saúde da mulher (e os tipificações de violência contra a mulher: física, psicológica, patrimonial, sexual, moral).
- Construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
SERVIÇO
Tenda da Saúde
Local: Mercado Público (Crato)
Data: 28/3
Horário: 8h às 11h
Cordel na Feira
Local: Mercado Público (Crato)
Data: 28/3
Horário: 8h
Seminário “Mulher: Saúde e Trabalho”
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443 - Crato)
Data: 30/3
Horário: 8h
Informações: (88) 3521.8880
:::Gratuito:::