Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
Com acesso gratuito, os debates acontecem nos dias 02 e 09 de junho e integram o projeto Cultura e Sustentabilidade
A CAIXA Cultural Fortaleza promove, nos dias 02 e 09 de junho, dois debates com foco nas políticas culturais vigentes e nas questões de financiamento público de projetos culturais. As atividades integram o projeto Cultura e Sustentabilidade, que abrange ainda quatro oficinas. O acesso é gratuito.
Políticas de Incentivo ao Cinema - A primeira mesa de debate, no dia 02, com o tema Políticas de Incentivo ao Cinema e terá como debatedores Alfredo Manevy e Marcelo Ikeda e o mediador será Doug de Paula. Neste debate serão discutidas as políticas de incentivo ao audiovisual brasileiro diante do desafiador momento político, além de perspectivas e estratégias para manutenção e aprimoramento das pautas e programas conquistados. O debate acontecerá às 19h30 no Teatro da CAIXA Cultural.
Alfredo Manevy (SP) é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como Secretário de Políticas Culturais (2006) e Secretário Executivo (2008) do Ministério da Cultura. Atualmente é diretor-presidente da SPCine, agência criada com o intuito de fomentar, distribuir e exibir obras audiovisuais na cidade de São Paulo.
Marcelo Ikeda (CE) é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará - UFC). É presidente da Câmara Setorial do Audiovisual Cearense. Crítico de cinema, curador, mantém o blog Cinecasulofilia desde 2004. É autor de diversos livros.
Doug de Paula (CE) é produtor executivo da Bucanero Filmes. Tem atuado na política audiovisual como secretário da Câmara Setorial do Audiovisual e na ADECE - Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará. É membro da APCNN - Associação de Produtores e Cineastas do N/NE.
Políticas de Incentivo a Instituições e Espaços Culturais - No dia 09, às 19h30, na Galeria Multiuso, Alfredo Barros (regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE e professor e coordenador do Curso de Música da UECE) e Izabel Gurgel (jornalista, professora, gestora cultural, ex-diretora do Theatro José de Alencar) debatem sobre o tema Políticas de Incentivo a Instituições e Espaços Culturais, tendo como mediador o jornalista Felipe Araújo (CE).
Segundo a coordenadora, Izadora Fernandes, o projeto visa, além de agregar uma multiplicidade de agentes sociais, uma política orientada para o desenvolvimento cultural que só pode ser implementada com a participação ativa das populações. “Dessa forma, um desafio atual é a formulação de políticas culturais que atendam à demanda de maior participação individual e local na vida cultural da sociedade”, enfatiza. “Nunca foi tão necessário repensar a relação entre cultura e desenvolvimento. Quando a cultura passa a ser vista como base do desenvolvimento, a noção de políticas culturais também deve ser ampliada”, explica Izadora.
Serviço:
Debates do projeto Cultura e Sustentabilidade
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Datas: 02 e 09 de junho
Debate: Políticas de Incentivo ao Cinema
Data: 02 de junho, às 19h30
Local: Teatro
Capacidade:Teatro: 180 lugares.
Convidados: Alfredo Manevy (SP) e Marcelo Ikeda (CE). Mediador: Doug de Paula (CE)
Debate: Políticas de Incentivo à Instituições e Espaços Culturais
Data: 09 de junho, às 19h30
Local: Galeria Multiuso
Capacidade: 80 lugares.
Convidados: Alfredo Barros (CE) e Izabel Gurgel (CE). Mediador: Felipe Araújo (CE)
Acesso gratuito
Informações: (85) 3453-2770