A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
O Serviço Social da Indústria (SESI/CE) promoverá durante o mês de setembro a campanha “Setembro Amarelo – Sua vida vale ouro”, em consonância com o movimento nacional de conscientização da prevenção ao suicídio. Na quinta-feira (1/8), haverá palestra gratuita para colaboradores na Sede DA Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A palestra acontecerá também nas unidades SESI Parangaba, no dia 14 de setembro, e Maracanaú, no dia 21 de setembro. Além disso, uma série de serviços voltados para o esporte e a saúde estarão à disposição das empresas para promoção do bem-estar. Em destaque, ações educativas em saúde com atividades nos seguintes temas: autoestima, estresse no ambiente do trabalho, motivação, relações interpessoais e comportamentos assertivos.
O SESI reconhece seu papel e compromisso perante as indústrias e a importância de fomentar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida do trabalhador e suas famílias. Em setembro de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou pela primeira vez um relatório sobre prevenção ao suicídio que indicou que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. O Brasil aparece como o oitavo país com mais suicídios, com 11.821 casos registrados em 2012.
Setembro Amarelo
O movimento Setembro Amarelo foi criado pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) com o objetivo de enfrentar o tabu em torno dessa pauta e a desinformação que agrava as estatísticas. O dia 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, daí a ideia de ampliar as ações para todo o mês, a exemplo do que é feito no mês de outubro com o movimento Outubro Rosa.
Palestra com Márcio Vaz
Márcio Vaz é psicólogo, coach, escritor e palestrante. Autor do livro “Minha Boca, Meu Caminhar”, intitulado assim pelo fato de digitar com a boca, em virtude da tetraplegia, e trabalhar com a comunicação falada em suas palestras. O palestrante é a prova viva de que a vida pode mudar em questão de segundos. “A minha missão é inspirar pessoas na superação dos seus desafios, servindo como exemplo de resiliência, determinação, força e criatividade para o alcance de novos resultados”, afirma.
Locais:
FIEC / Casa da Indústria - Auditório Luis Esteves, 5° andar, dia 01 de setembro, quinta-feira, às 8h Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota (evento restrito aos colaboradores)
SESI Parangaba - Auditório, 14 de setembro, quarta-feira, às 8h, Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba
SESI Albano Franco , Maracanaú - Auditório, dia 21 de setembro, quarta-feira, às 9h. Av. do Contorno, 1103 - Distrito Industrial I - Maracanaú
Inscrições Gratuitas: www.sesi-ce.org.br