Uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de um suspeito de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e resistência em Granja, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado. A ação foi deflagrada na noite dessa segunda-feira (15), quando também foram apreendidos um revólver municiado e mais de 1 kg de entorpecentes em uma residência situada no distrito de Parazinho. O homem, de 20 anos, se encontra à disposição da Justiça. Conforme informações da PMCE, uma composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) recebeu informações, por volta das 23h30, sobre uma ocorrência de tráfico de drogas na localidade de Parazinho, zona rural de Granja. Diante das informações, a equipe se deslocou até o endereço indicado, onde encontrou, dentro de uma bolsa preta, um revólver .38 municiado, 820 g de maconha, 153 g de cocaína e 104 g de crack, além de três balanças de precisão, um caderno de anotações e saco...
A Universidade Federal do Ceará sediará atividades, com participação de líderes estudantis de todas as regiões e convidados como Tico Santa Cruz, Chico César e Fernando Haddad
Mais de mil líderes estudantis de todo o Brasil vão se reunir entre os dias 30 de janeiro e 1° de fevereiro, em Fortaleza, para o 3° Encontro Nacional de Grêmios (ENG) e o 1° Encontro LGBT, organizados pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). A Universidade Federal do Ceará será o principal palco das atividades e acolherá os estudantes vindos de diferentes estados.
Promover o diálogo entre jovens de diferentes regiões é o principal objetivo do evento, além da troca de experiências, compreensão do contexto brasileiro atual e identificação de problemas e propostas comuns.
“O encontro será um espaço para debater e consolidar ainda mais a luta secundarista contra o desmonte da educação. Em mais uma ação de resistência, a juventude vai reafirmar a importância do movimento estudantil e a defesa por uma educação gratuita e de qualidade”, afirma Camila Lanes, presidenta da Ubes.
O 3° ENG contará com convidados como os cantores Tico Santa Cruz, Chico César, o rapper Renegado, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e a estudante Ana Júlia. Em grupos de discussão e atividades culturais, serão discutidos temas relevantes para as escolas e o movimento estudantil. Estão na pauta a Reforma do Ensino Médio, o projeto Escola Sem Partido e a PEC do congelamento dos gastos, entre outros.
Dezenas de artistas, gestores e especialistas já passaram pelos encontros de grêmios. As edições do evento aconteceram no Rio de Janeiro, em 2011, e no Recife, em 2013.
Abertura do ENG com Chico César no Cineteatro São Luiz
O cantor Chico César é o convidado para a abertura do encontro, no histórico Cineteatro São Luiz, patrimônio tombado no centro de Fortaleza. Na ocasião, serão gravadas cenas para um clipe do cantor, que compôs uma música em homenagem ao movimento estudantil depois de acompanhar diversas mobilizações, em 2016. “Melhor ocupar a cidade / Escolas ruas palácios / Jardins praças espaços / Pra tornar as mentes pensantes”, diz a letra de "O Mel da Mocidade".
1° Encontro LGBT
Pela primeira vez, será sistematizado o acúmulo do movimento estudantil secundarista sobre as demandas, avanços e discussões das questões LGBT. Para o diretor da pasta de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) da UBES Ramon Motta, “é importante unificar a luta por igualdade diante de um governo retrógrado, LGBTfóbico e machista”.
Renan Ridley, coordenador LGBT do Ceará, Silvana Comte, da Liga Brasileira de Lésbicas e Silvinha Cavalleire, da União Nacional LGBT, são alguns dos participantes das mesas, entre outros militantes, especialistas e gestores. “Debater gênero significa contribuir para a construção de uma educação de qualidade, mais democrática e inclusiva”, diz Ramon