Foto ilustrativa: Depositphotos.com. Recife (PE) - A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) decidiu não aprovar o pedido de incentivo fiscal apresentado pela Enel Distribuição Ceará, antiga Coelce, devido à ineficiência e não prestação de serviços adequados à população. A decisão consta da Proposta de Voto DC nº 490/2025, levada à deliberação da Diretoria Colegiada do órgão em reunião ocorrida no último dia 18 e aprovada por unanimidade. O pleito da empresa previa a concessão de redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), no âmbito de um projeto de modernização protocolado em 30 de setembro deste ano. A Sudene, no entanto, optou pelo indeferimento, sustentando que a concessão do benefício seria incompatível com os princípios da moralidade administrativa, da eficiência e da supremacia do interesse público, previstos no artigo 37 da Constituição. Embora a legislação que rege os incentivos fiscais federais na área de atuação da Sudene se concentre, e...
A Universidade Federal do Ceará sediará atividades, com participação de líderes estudantis de todas as regiões e convidados como Tico Santa Cruz, Chico César e Fernando Haddad
Mais de mil líderes estudantis de todo o Brasil vão se reunir entre os dias 30 de janeiro e 1° de fevereiro, em Fortaleza, para o 3° Encontro Nacional de Grêmios (ENG) e o 1° Encontro LGBT, organizados pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). A Universidade Federal do Ceará será o principal palco das atividades e acolherá os estudantes vindos de diferentes estados.
Promover o diálogo entre jovens de diferentes regiões é o principal objetivo do evento, além da troca de experiências, compreensão do contexto brasileiro atual e identificação de problemas e propostas comuns.
“O encontro será um espaço para debater e consolidar ainda mais a luta secundarista contra o desmonte da educação. Em mais uma ação de resistência, a juventude vai reafirmar a importância do movimento estudantil e a defesa por uma educação gratuita e de qualidade”, afirma Camila Lanes, presidenta da Ubes.
O 3° ENG contará com convidados como os cantores Tico Santa Cruz, Chico César, o rapper Renegado, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e a estudante Ana Júlia. Em grupos de discussão e atividades culturais, serão discutidos temas relevantes para as escolas e o movimento estudantil. Estão na pauta a Reforma do Ensino Médio, o projeto Escola Sem Partido e a PEC do congelamento dos gastos, entre outros.
Dezenas de artistas, gestores e especialistas já passaram pelos encontros de grêmios. As edições do evento aconteceram no Rio de Janeiro, em 2011, e no Recife, em 2013.
Abertura do ENG com Chico César no Cineteatro São Luiz
O cantor Chico César é o convidado para a abertura do encontro, no histórico Cineteatro São Luiz, patrimônio tombado no centro de Fortaleza. Na ocasião, serão gravadas cenas para um clipe do cantor, que compôs uma música em homenagem ao movimento estudantil depois de acompanhar diversas mobilizações, em 2016. “Melhor ocupar a cidade / Escolas ruas palácios / Jardins praças espaços / Pra tornar as mentes pensantes”, diz a letra de "O Mel da Mocidade".
1° Encontro LGBT
Pela primeira vez, será sistematizado o acúmulo do movimento estudantil secundarista sobre as demandas, avanços e discussões das questões LGBT. Para o diretor da pasta de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) da UBES Ramon Motta, “é importante unificar a luta por igualdade diante de um governo retrógrado, LGBTfóbico e machista”.
Renan Ridley, coordenador LGBT do Ceará, Silvana Comte, da Liga Brasileira de Lésbicas e Silvinha Cavalleire, da União Nacional LGBT, são alguns dos participantes das mesas, entre outros militantes, especialistas e gestores. “Debater gênero significa contribuir para a construção de uma educação de qualidade, mais democrática e inclusiva”, diz Ramon