Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceram que os Crimes de Maio de 2006 foram uma grave violação de direitos humanos. Em comunicado de imprensa divulgado na última sexta-feira (29), eles também cobraram do Estado brasileiro que haja responsabilização em relação ao caso. Ocorridos há 20 anos, os Crimes de Maio começaram com rebeliões em mais de 700 presídios do estado de São Paulo, após a transferência de mais de 760 detentos – dentre os quais alguns líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) – para um presídio de segurança máxima. Nos dias seguintes a essa megatransferência, a ofensiva chegou às ruas com uma série de ataques entre o PCC e agentes do Estado. Os conflitos resultou na morte de mais de 500 pessoas em todo o estado. Grande parte dessas mortes ocorreu com indícios de execução praticadas por policiais. >> Clique aqui e leia mais sobre os 20 anos dos Crimes de Maio na Agência Brasil Segundo o relatório Análise dos Impactos dos Ataques do P...
Participação de jogos, atividades lúdicas e interação são essenciais para a educação e crescimento das crianças. No Espaço Mais Infância, as crianças aprendem e se divertem ao mesmo tempo, e neste mês de março, a programação aborda como tema a importância da água.
Entre as atividades realizadas pelo Sesc, braço social do Sistema Fecomércio-Ce, estão a ação “Água: fonte de vida”, que discute a importância da água para os seres vivos, e a de criação de brinquedos, que estimula a criatividade das crianças.
As ações são voltadas para crianças de 3 a 12 anos que garantem o desenvolvimento da aprendizagem da criança de forma lúdica e interativa. O acesso é gratuito e o espaço conta com Biblioteca Infantil, Espaço Gourmet, Sala de Cinema, Brinquedoteca e Sala Multimídia.
Integração entre pais e filhos
Outro destaque da programação é o projeto “Escola de pais”, que no sábado (25/3), realiza roda de conversa com o tema “Comer bem que mal tem?”. A atividade acontece na Sala Multimídia, a partir das 17h, com o objetivo de orientar aos pais e cuidadores sobre os alimentos e seus benefícios, ou não, para o organismo das crianças. A nutricionista Melina Cássia Costa será a facilitadora.
Sobre o Espaço Mais Infância
O espaço, inaugurado em 24 de fevereiro de 2016, tem ações programáticas realizadas pelo Sesc e é ligado ao Programa para o Desenvolvimento Infantil – Mais Infância no Ceará, vinculado ao Gabinete da primeira-dama do Governo do Estado. Até janeiro de 2017, mais de 21 mil pessoas já participaram dos projetos desenvolvidos pelo Espaço Mais Infância, que abrangem as dependências do Castelinho e a Praça Luíza Távora.
O lugar conta com cinco ambientes que promovem o desenvolvimento da criança de forma integrada: Biblioteca, Espaço Gourmet, Cinema, Brinquedoteca e Sala Multimídia. De terça a domingo, são realizadas programações sistemáticas dentro destas salas, cujo tema varia de acordo com o mês. As iniciativas abrangem ainda estudantes de escolas públicas e privadas e participantes de ONGs.
SERVIÇO
Programação de março - Espaço Mais Infância
Local: Praça Luíza Távora (Av. Santos Dumont, 1589)
Programação completa no site www.sesc-ce.com.br
Informações: (85) 3268.1528