Câmeras de segurança flagraram a ação de um homem furtando um notebook em uma clínica oftalmológica localizada na Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima, em Fortaleza. Mesmo sendo um ambiente totalmente monitorado por sistemas de vigilância, o criminoso conseguiu acessar áreas internas da clínica e cometer o furto sem ser percebido no momento da ação. Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza As imagens mostram que o suspeito entrou no estabelecimento se passando por paciente, agindo de forma discreta e sem levantar suspeitas. Ele circulou por diferentes dependências da clínica, observando atentamente a movimentação de funcionários e pacientes, demonstrando cautela e aguardando o momento mais favorável para agir. Após perceber que não estava sendo observado por ninguém no local, o homem se dirigiu a uma área restrita, entrando em um dos consultórios médicos. Gcmais
A formação de gestores municipais no projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” foi iniciada nesta segunda (03) e prossegue até a próxima sexta (07). A capacitação será dividida em três tipos de atividades: teóricas, práticas e exercícios – oficinas em grupo e vivências. Ao final do treinamento, os participantes vão elaborar um plano de implantação em suas cidades. Estão no treinamento representantes dos municípios de Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante.
“A educação é a contrapartida da criminalidade. A Educação é a contrapartida da violência. Essa parceria com Ministério Público e municípios foi pensada para dar suporte na formação humana. Acreditamos muito que podemos contribuir para isso e vamos oferecer as melhores referências e tecnologias nessa capacitação’, destacou Igor Queiroz, presidente do Instituto Myra Eliane.
Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ), promotor Hugo Mendonça, ressaltou que a desigualdade social é a causa da criminalidade. “As pessoas não tem as mesmas oportunidades. Quando se pode formar o indivíduo, certamente a chance de ele se desvirtuar do caminho diminui”, disse.
Para o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, apesar da boa intenção, os gestores municipais necessitam de suporte na formação de crianças e adolescentes. “Nosso município cresceu bastante nos últimos anos, mas junto a isso vieram problemas como aumento de criminalidade. Muitas vezes não temos todos os meios que desejamos para implementar políticas públicas. Por isso, a ajuda da sociedade, como no caso desse projeto’, é fundamental”.
O início da capacitação foi ministrada por Carlos Andreani, diretor da área pedagógica do Instituto Myra Eliane. Ele destacou o papel do professor na formação de caráter. “Durante muito tempo, eu achei que o problema da formação de caráter se concentrava apenas nas crianças. Hoje sei da importância dos professores nesse processo. É preciso capacitá-los para termos êxito”, explicou.
O projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” é uma parceria do Instituto Myra Eliane com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Por meio dele, os municípios participantes se comprometeram a inserir nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.