A atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, resultou na promoção de festividades carnavalescas em 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na capital. A ação decorre de trabalho do MP do Ceará e garante o direito à cultura e ao lazer previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Realizaram festejos carnavalescos as seguintes ILPIs: Lar Santa Bárbara, Casa de Nazaré, Toca de Assis Irmãs, Naim Residencial Sênior, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Três Irmãs, Lar Dois Irmãos, Residencial Primavera, Girassol, Hibisco, Flor de Lótus, Recanto Rei Davi, Conviver Residence, Residencial Santa Terezinha, Casa São Vicente de Paulo, Lar de Idosos Vovó Leda, Arte do Cuidar, Vivencie Residencial Sênior, Recanto do Sagrado Coração, Extensão do Lar Residencial Sênior, Lar Nova Vida Fortaleza, Lar Torres de Melo, Casa Aconchego do Idoso, Instituto Josefino, Terça da Serra Residencial Sênior, Vitta Residencial Sênior, Lar M...
Lustres, spots, abajures, plafons são alguns dos objetos que, além de iluminar, podem personalizar ambientes dependendo da sua disposição
Um projeto de iluminação pode alterar completamente a maneira como se percebe um espaço. É capaz, inclusive, de interferir na funcionalidade. Com um projeto de luz correto e bem executado é possível destacar pontos da decoração ou criar ambientes aconchegantes, harmoniosos e úteis. Fabiano Wardil, gerente de produto da BR Home Centers – empresa que administra as marcas TendTudo e Casa Show, explica como usar a iluminação de forma funcional e bonita.
Para Fabiano é essencial, antes tudo, considerar as especificidades de cada ambiente para analisar a quantidade de luz necessária. “Com a luminária certa podemos melhorar ainda mais o conforto de um ambiente. Em uma sala, por exemplo, podemos usar uma iluminação tanto para assistir filmes, quanto para reunir amigos em uma comemoração. Bons projetos de iluminação conseguem unir necessidades”, comenta o gerente.
Existem diversos tipos de luminárias. Os plafons, por exemplo, são mais comuns e como são instalados no teto servem para iluminar o ambiente como um todo. Já os spots são pontos de luz para dar foco na decoração, sendo usados em conjunto ou individualmente. Os pendentes, que além de iluminar também decoram o ambiente, são boas opções para se usar sobre bancadas e mesas de jantar. Já o lustre é um tipo de pendente.
Ao escolher uma iluminação é necessário levar em conta pelo menos três questões relevantes: a dimensão do cômodo, a economia de energia elétrica e a preocupação com o meio ambiente Por isso, dê preferência às lâmpadas de LED, mesclando com fluorescentes e halógenas. As incandescentes são as menos funcionais, além da baixa durabilidade e de esquentar demais o ambiente.
“É claro que a decoração no geral é muito importante, só a luz não dará conta do recado, é preciso o estudo da temperatura e cor do ambiente. Um quarto pode ter uma decoração e roupas de cama acolhedoras, mas se a luz for fria, o conforto não será o mesmo. A iluminação ajudará muito se for bem disposta no ambiente”, conclui Fabiano. A TendTudo e a Casa Show possuem em seu portfólio os tipos de luminárias adequados para todos os ambientes de um projeto arquitetônico.