Foto: Divulgação/MEC O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será no domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (30 minutos mais cedo em relação ao primeiro domingo). A aplicação segue o horário de Brasília. A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do final da aplicação regular. Tempo adicional – O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Mi...
Com o objetivo de capacitar cada vez mais os jovens para ingressarem no mercado de trabalho, a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo - Secult iniciou nesta semana a pré-inscrição para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai até a próxima segunda-feira, 3 de julho. Serão ofertados os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Iluminador Cênico, Inglês Básico e Fotografia. Os cursos são 100% a distância, exigindo que o aluno tenha acesso fácil a computador e internet.
Para participar, o interessado deve ter idade acima de 15 anos, esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio, preferencialmente em escola pública, e comparecer a sede da Secult, localizada na Rua Edson Queiroz, nº 05, Colônia Antônio Justa, no horário das 08h30min às 12h e de 13h às 15h30min, portando cópias e originais do RG, CPF e Comprovante de Residência. Mais informações pelo telefone: 3371-1116.
Pronatec Voluntário - É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR) para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. Por meio desse programa, serão ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes - para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presencial e a distância. A oferta será feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.