As provas discursivas da edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que será aplicado neste domingo (7), estão sob custódia das forças de segurança e, em várias regiões do país, armazenadas em unidades da Polícia Rodoviária Federal. O material, que começou a ser distribuído nesta semana, integra uma operação nacional que mobiliza mais de 22 mil profissionais responsáveis pela segurança, vigilância, transporte e aplicação do exame. A logística é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A operação tem apoio direto da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e das forças estaduais de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Dos 22 mil p...
A dificuldade nos estudos pode estar associada a problemas de visão, e nem sempre isso é diagnosticado. Nesse sentido, o Sesc*, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, desenvolve o projeto Ver para Aprender, proporcionando o diagnóstico e o acesso a óculos de grau a 1045 alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Ceará. E nesta sexta-feira (15), 67 alunos recebem a doação em Fortaleza, que acontece na Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental, a partir das 8h.
Após uma triagem realizada por professores das turmas EJA, capacitados por um Oftalmologista, os alunos têm acesso a consultas oftalmológicas para diagnóstico de desvios de acuidade visual, o que possibilita a doação de óculos nos casos necessários. No momento da consulta, os alunos puderam escolher as armações de sua preferência, utilizadas na confecções dos óculos.
Além disso, o projeto possibilita o encaminhamento dos casos mais complexos para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou parcerias privadas visando acompanhamento e tratamento quando necessário. O Ver para Aprender também articula ações e estratégias com alunos e professores, em uma perspectiva de integração da saúde ocular ao conjunto das atividades pedagógicas.
Após consultas oftalmológicas e diagnósticos, a ação acontece em todas as cidades do Ceará em que o Sesc atua com turmas EJA: Itapipoca, Aracati, Ibiapina, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Fortaleza.
SERVIÇO
Ver para Aprender
Local: Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental (Av. João Pessoa - 5920)
Horário: 8h
Informações: (85) 3511.8217