O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) criou o Grupo Executivo Temporário de atuação integrada no Combate à Violência de Gênero contra a Mulher (GET-VIM). A finalidade é fortalecer a atuação integrada e transversal no enfrentamento à violência doméstica e de gênero. A forma extrema dessa violência exige ações estratégicas e integradas entre diversas áreas de atuação ministerial, alinhadas ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. A norma também menciona o caráter estrutural da violência de gênero na sociedade com respostas eficazes e coordenadas do estado, com enfoque preventivo e na garantia do direito fundamental das mulheres de viverem livres de violência. Articulação Coordenado pela promotora de Justiça Eyleen Oliveira Marenco, a criação do grupo responde diretamente ao enfrentamento das causas de aumento recente de casos de feminicídio, ampliando a capacidade institucional de agir de forma preventiva e articulada. “O feminicídio é um crime evitável. Ele não aco...
A dificuldade nos estudos pode estar associada a problemas de visão, e nem sempre isso é diagnosticado. Nesse sentido, o Sesc*, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, desenvolve o projeto Ver para Aprender, proporcionando o diagnóstico e o acesso a óculos de grau a 1045 alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Ceará. E nesta sexta-feira (15), 67 alunos recebem a doação em Fortaleza, que acontece na Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental, a partir das 8h.
Após uma triagem realizada por professores das turmas EJA, capacitados por um Oftalmologista, os alunos têm acesso a consultas oftalmológicas para diagnóstico de desvios de acuidade visual, o que possibilita a doação de óculos nos casos necessários. No momento da consulta, os alunos puderam escolher as armações de sua preferência, utilizadas na confecções dos óculos.
Além disso, o projeto possibilita o encaminhamento dos casos mais complexos para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou parcerias privadas visando acompanhamento e tratamento quando necessário. O Ver para Aprender também articula ações e estratégias com alunos e professores, em uma perspectiva de integração da saúde ocular ao conjunto das atividades pedagógicas.
Após consultas oftalmológicas e diagnósticos, a ação acontece em todas as cidades do Ceará em que o Sesc atua com turmas EJA: Itapipoca, Aracati, Ibiapina, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Fortaleza.
SERVIÇO
Ver para Aprender
Local: Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental (Av. João Pessoa - 5920)
Horário: 8h
Informações: (85) 3511.8217