A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que irá aumentar a ajuda financeira para países menos desenvolvidos custearem os gastos com a participação na COP30 , que será realizada em novembro, em Belém. De acordo com comunicado da presidência brasileira da COP30, o secretário-executivo do Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), Simon Stiell, informou que a taxa diária das Nações Unidas passará de US$ 144 para US$ 197 . O valor é concedido a 144 países em desenvolvimento. O aumento atende demanda desses países que têm criticado os altos preços das acomodações na capital paraense, alegando impossibilidade de participação e um possível comprometimento da representatividade das nações-partes na conferência. O reajuste do valor teve apoio do Brasil. Nesta quarta-feira (17), representantes da Presidência da COP30, da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, do Ministério...
A dificuldade nos estudos pode estar associada a problemas de visão, e nem sempre isso é diagnosticado. Nesse sentido, o Sesc*, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, desenvolve o projeto Ver para Aprender, proporcionando o diagnóstico e o acesso a óculos de grau a 1045 alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Ceará. E nesta sexta-feira (15), 67 alunos recebem a doação em Fortaleza, que acontece na Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental, a partir das 8h.
Após uma triagem realizada por professores das turmas EJA, capacitados por um Oftalmologista, os alunos têm acesso a consultas oftalmológicas para diagnóstico de desvios de acuidade visual, o que possibilita a doação de óculos nos casos necessários. No momento da consulta, os alunos puderam escolher as armações de sua preferência, utilizadas na confecções dos óculos.
Além disso, o projeto possibilita o encaminhamento dos casos mais complexos para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou parcerias privadas visando acompanhamento e tratamento quando necessário. O Ver para Aprender também articula ações e estratégias com alunos e professores, em uma perspectiva de integração da saúde ocular ao conjunto das atividades pedagógicas.
Após consultas oftalmológicas e diagnósticos, a ação acontece em todas as cidades do Ceará em que o Sesc atua com turmas EJA: Itapipoca, Aracati, Ibiapina, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Fortaleza.
SERVIÇO
Ver para Aprender
Local: Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental (Av. João Pessoa - 5920)
Horário: 8h
Informações: (85) 3511.8217