Tendo em vista o aperfeiçoamento do diálogo e do atendimento de eventuais ocorrências em ambiente escolar, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e a secretária da Educação (Seduc), Eliana Nunes Estrela, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (10). O encontro, no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Escolar, ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e debateu a padronização dos fluxos de atendimento, de urgência e de emergência e o acompanhamento preventivo da comunidade escolar em todo estado. O GT de Segurança Escolar é uma determinação do Governo do Ceará publicada em portaria no Diário Oficial do Estado (DOE), no final do ano passado. O grupo traz como finalidade a elaboração de um protocolo para padronizar o atendimento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em unidades de ensino. Dentro deste escopo, foram listados 34 tipos de ocorrências distintas, em ...
Programa Águas do Sertão, do Governo do Estado, receberá financiamento de 50 milhões de Euros do Banco KFW
O Águas do Sertão vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação no segundo semestre de 2018.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, receberá financiamento de 50 milhões de Euros do Banco KFW, para a implantação do “Programa de Saneamento Básico para localidades Rurais do Estado do Ceará: Adaptação às mudanças climáticas – Programa Águas do Sertão”, sendo a contrapartida do Estado de 12,5 milhões de Euros, totalizando investimento de 62,5 milhões de Euros. A Lei Autorizativa nº 16.459, decretada pela Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo Governador Camilo Santana, no dia 19 de dezembro. O Águas do Sertão vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação no segundo semestre de 2018.
O programa tem o objetivo de fortalecer e regularizar o modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) nas localidades rurais, e também realizar melhorias nas condições sanitárias, assim como garantir a proteção e utilização mais eficiente dos recursos hídricos.
Danielle Araújo, que atualmente responde pela Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da Secretaria das Cidades, ressalta que a iniciativa vai proporcionar uma maior qualidade de vida à população. “O Programa visa contribuir na adaptação da população rural do Ceará às mudanças climáticas, por meio da aplicação de tecnologias que diminuam a sua vulnerabilidade frente à escassez de água”, explica.
Ao longo deste ano, aconteceram reuniões de preparação do Águas do Sertão e oficinas ministradas por consultores do Banco KFW sobre a implantação do projeto. Além da Secretaria das Cidades, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) atuam como colaboradores no programa.
A carteira de investimentos do programa ainda está sendo analisada, e a expectativa é que os municípios beneficiados pelo “Programa Águas do Sertão” sejam definidos em fevereiro de 2018.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.