Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) feito recentemente aponta que o excesso de velocidade foi a infração de trânsito mais registrada nas rodovias federais do Ceará em 2025. Ao longo do ano, foram realizadas mais de 130 mil autuações por diferentes infrações nas BRs do estado, sendo que cerca de um terço desse total esteve relacionado ao desrespeito aos limites de velocidade, conduta que aumenta significativamente a gravidade dos acidentes e o risco de vítimas. Do total de 130.897 autuações registradas, 44.380 flagrantes foram por excesso de velocidade, o que corresponde a 33,9% das ocorrências . Na prática, isso significa que um em cada três registros esteve associado a essa infração , comportamento que reduz o tempo de reação do condutor e contribui diretamente para sinistros de trânsito mais graves. Velocidade e ultrapassagens: combinação de alto risco Outro dado que chama atenção no levantamento é o número d...
Agenda cultural - Projeto Giro das Artes traz a Fortaleza o espetáculo teatral “Hamlet” do diretor suíço Boris Nikitin
As apresentações acontecem nos dias 11 e 12 de março no Cineteatro São Luiz com entrada gratuita.
Um dos principais nomes do teatro contemporâneo da Suíça, o diretor Boris Nikitin, traz a Fortaleza o espetáculo Hamlet, em cartaz nos dias 11 e 12 de março (domingo e segunda-feira), às 18 horas, no Cineateatro São Luiz. A programação integra o projeto Giro das Artes, que traz ao Ceará artistas de três países com espetáculos e atividades formativas nos campos da música, teatro e dança. No dia 12, às 14h, o diretor fará uma demonstração técnica e um bate-papo sobre seu trabalho com artistas convidados, em local a ser confirmado. Toda a programação é gratuita.
Em Hamlet o diretor se utiliza da obra shakespeariana como mote para uma reflexão sobre identidade, individualidade, ilusão e realidade. Em um misto de performance de documentário experimental e teatro-musical queer, o intérprete e eletro-músico Julian Meding assume o papel de um Hamlet contemporâneo que se rebela contra a realidade.
O diretor de teatro, autor e ensaísta Boris Nikitin, nascido em Basileia, na Suíça, e filho de imigrantes ucranianos-eslovacos-franco-ju deus, escreve e dirige na cena internacional do teatro independente. Nos últimos dez anos, seus trabalhos refletiram a representação e a produção da realidade e da identidade na política, na economia, na religião, nas histórias pessoais e nas artes. As peças, os textos e os programas de Nikitins sempre procuram o deslumbrante limite entre o desempenho e o teatro ilusão, destacando o ambíguo e o potencial em que a individualidade e a capacidade de atuar tornam-se conceituais recentemente.
O GIRO DAS ARTES
Uma simbólica volta ao mundo a partir de espetáculos de música, teatro e dança. Essa é a proposta do Giro das Artes, projeto que traz a Fortaleza artistas daFrança, Espanha e Suíça, com espetáculos e atividades formativas. A mostra conta com um apanhado das dimensões e possibilidades de manifestações artísticas proporcionadas pelas diversidades históricas, geográficas e sociais dos territórios onde as obras foram criadas. O intercâmbio cultural experienciado pelo público é expandido por meio da realização de residência artística, workshop e palestra.
A estreia do Giro das Artes foi no início de março com o grupo de música da Espanha aupaQUARTET, e segue agora com o espetáculo teatral Hamlet, do diretor suíçoBoris Nikitin. Em maio a dança será contemplada no projeto pelas companhias francesas Kubilai Khan investigations, com Black Belt, e Herman Diephuis, que traz a obra Tremor and More, ambos no dia 4 de maio no Cineteatro São Luiz. Grupos locais de dança participarão do workshop em data a ser confirmada.
O Giro das Artes tem como realizadores a Quitanda das Artes, o Instituto BR Arte e o Cineteatro São Luiz. Patrocínio: Enel. Apoio cultural: Instituto Francês, Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, Embaixada da França no Brasil e Rede de Festivais - MIT SP, MID e Viva Dança. Produção executiva: Marco Zero. Produção: Cinco Elementos Produções. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.
SERVIÇO
TEATRO: Giro das Artes apresenta Hamlet, de Boris Nikitin (Suíça) – Dias 11 e 12 de março (domingo e segunda-feira), às 18h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza-CE). GRATUITO. No dia 12, às 14h, acontece uma demonstração técnica e bate-papo para artistas convidados, em local a ser confirmado. Interessados devem enviar e-mail para contato@quitandadasartes.com. Informações: (85)3235.4063.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.