Pular para o conteúdo principal

Dica cultural - Em circulação de espetáculos e ações formativas o grupo Dona Zefinha chega a Fortaleza

Contemplado por meio do edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018, o projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e realizado pela Casa de Teatro Dona Zefinha.

Com o espetáculo O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões”, às 15h no Centro Cultural Banco do Nordeste, o grupo Dona Zefinha, de Itapipoca, chega a Fortaleza com o projeto Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”, contemplado pelo edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018. O acesso é livre e gratuito.

A circulação é comemorativa aos 25 anos de carreira do grupo, que vem apresentando espetáculos e realizando ações formativas em cidades da Paraíba e do Ceará. O grupo retorna a Fortaleza na segunda quinzena de abril, para mais dois dias de programação do projeto, com os espetáculos “O casamento de Tabarim” (dia 17, às 17h na calçada do Theatro José de Alencar) e “Ch@furdo” (dia 18, às 16h, na Praça do Ferreira).  No dia 17 também fará a ação formativa “Vivência Cenomusical”, às 13h, na Escola Municipal João Saraiva Leão.

Com texto e direção de Orlângelo Leal, o espetáculo “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” (2012) é uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim”, regem a charanga tocando instrumentos exóticos ao vivo, fazendo gags, brincando com a plateia num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras “cositas”. A trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada.

O PROJETO

Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante” é um projeto de difusão, circulação e intercâmbio cultural que passa por cinco cidades. Começou em Sousa, na Paraíba, de 9 a 11 de março e esteve em Juazeiro do Norte de 22 a 24 de março. Além de Fortaleza, com programação nos dias 27 de março e 17 e 18 de abril, o Dona Zefinha estará também em Jaguaribe de 6 a 8 de abril, e encerra em Itapipoca, cidade do grupo com temporada de 11 a 13 de maio.

Esta é a quarta edição do projeto Dona Zefinha Volante, que teve início em 2013 com circulação no Nordeste, em 2015 passou por bairros de Itapipoca e teve sua terceira etapa na região Sul do Brasil em 2016. Apresentada pelo do Ministério da Cultura e realizada pela Casa de Teatro Dona Zefinha, a nova circulação tem, além do Banco do Nordeste, o patrocínio das empresas Grande Moinho Cearense, Rubberloss e DASS.

SERVIÇO
Espetáculo “O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões”, com grupo Dona Zefinha - Dia 27 de março, às 15h no Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (Rua Conde D'Eu, 560, Centro). A apresentação é parte do projeto de circulação “Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”. Acesso livre e gratuito. Informações: (88) 98870-0007.

FICHA TÉCNICA - Classificação Indicativa: LIVRE. Musical Infantil: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga e Samuel Furtado. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco


CIRCULAÇÃO EM FORTALEZA (CE)

27 de março | Terça-Feira
15h - Espetáculo O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste

17 de abril | Terça-Feira
13h - Vivência Cenomusical
Local: Escola Municipal João Saraiva Leão
17h - Espetáculo O casamento de Tabarim
Local: Calçada do Theatro José de Alencar

18 de abril | Quarta-Feira
16h - Espetáculo Ch@furdo
Local: Praça do Ferreira


Dona Zefinha - Sapo Cururu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…