terça-feira, 6 de março de 2018

Oportunidade - Byte Girl realiza primeiro Byte Papo em Boa Viagem-CE


Em comemoração ao Dia da Mulher, a Byte Girl irá fazer aquilo que sabe melhor: falar sobre tecnologia para mulheres. Na quinta-feira, 8, Ana Paula Lourenço, criadora da Comunidade Byte Girl, vai ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Boa Viagem para dois momentos de imersão com as estudantes.

Durante o período da manhã, Ana Paula dará uma palestra sobre "O empoderamento da mulher na tecnologia da informação e comunicação", a partir das 10h. Já na parte da tarde, a partir das 13h, a programação continua com o Byte Papo, no qual a criadora da Byte Girl divide a fala com a professora Raiane Santos para conversar sobre “Mulheres Revolucionárias e seu poder na tecnologia”.

De acordo com Raiane Santos, o convite para a Byte Girl visitar o campus de Boa Vista surgiu de uma iniciativa para incentivar uma maior afinidade das estudantes do curso de Técnico em Redes de Computadores com a área, além de estimular as mulheres. Para Ana Paula Lourenço, essa é uma oportunidade de ampliar o alcance da comunidade também para o interior do estado. “É uma alegria ver o reconhecimento que a Byte Girl vem ganhando por todo o Ceará, pois isso faz parte do nosso objetivo: compartilhar conhecimento e o empoderamento para as mulheres em todos os lugares”.

Sobre as palestrantes

Ana Paula Lourenço é fundadora do Byte Girl e graduanda em Redes de Computadores e consultora de gestão pública financeira. É palestrante Campus Party desde 2015 e organizer GDG Fortaleza. Entusiasta de causas sociais, se dedica à temática "Mulheres também podem fazer tecnologia" e tem se engajado em desenvolver, na cidade de Fortaleza - e futuramente, quem sabe, no Brasil -, com apoio de comunidades de TI, ações que visem mudar a realidade deste cenário.

Antônia Raiane Santos Araujo Cruz é graduada em Tecnologia e Redes de Computadores (IFCE), especialista em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais (FIC) e mestrando em Ciência da Computação (UECE). Atua como docente do Curso de Redes de Computadores e coordena o programa Mocinhas da Computação IFCE Boa Viagem.

Sobre a Byte Girl

A ideia de realizar um evento que discutisse a inclusão social e a igualdade dentro do segmento de Tecnologia da Informação levou a graduanda em Tecnologia em Redes de Computadores, Ana Paula Lourenço, criar o Byte Girl em junho de 2015. Com uma equipe de apenas nove voluntários e dois patrocinadores, ela conseguiu vender todos os ingressos para a primeira edição do evento. A partir 2017, o Byte Girl expande para uma comunidade, realizando eventos ao longo do ano para compartilhar conhecimentos de tecnologia e acompanhar seus membros.
Confira a programação do Byte Papo “Mulheres Revolucionárias e seu poder na tecnologia”

13h | Por que temos poucas Girls na ciência e tecnologia?, com Raiane Santos

Descrição: Compreender o que causa o "gender gap" e o porquê de termos poucas mulheres na ciência e tecnologia.

14h | Mulheres e Tecnologia. Como vencer numa área predominantemente masculina?, painel com Ana Paula Lourenço e Raiane Santos.

Descrição: Tem-se um número pequeno de mulheres comparado com o de homens em todos os segmentos da tecnologia. Embora as mulheres estejam trabalhando muito para mudar esta realidade, infelizmente ainda lidam com preconceito, assédio e intimidação. Como devem se proteger? Como ajudar as mulheres a continuarem nas áreas de tecnologia? O que cada uma, como pessoa individual e sociedade, pode fazer para mudar isso? O painel visa encontrar as respostas para estas e outras perguntas.

SERVIÇO

Byte Papo: “Mulheres Revolucionárias e seu poder na tecnologia”
Data: Quinta-feira, dia 8 de março
Local: IFCE Boa Viagem-CE (Rod. Pres. Juscelino Kubitschek - Boa Viagem)
Horário: das 13h às 15h

Redes: Facebook: FB/bytegirlevento / Instagram: @bytegirlevento / Twitter: @bytegirlevento

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.