Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...
“Você se mexe e o mundo mexe junto”. Este é o lema da campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físico-esportivas e ao combate de sedentarismo e de inatividade. No Brasil o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc*, com apoio das prefeituras municipais. A competição mais saudável do mundo acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, e neste ano, no dia 30/5.
No Ceará, o Sesc realiza atividades em 184 municípios. Nas cidades que têm unidades operacionais da instituição haverá programação especial. A proposta é mobilizar a população para realizar pelo menos 15 minutos de atividade individual ou em grupo. A participação, ainda que não seja feita na programação do Sesc, pode ser registrada através do número 0800 285 3105. Ou seja, vale trocar o carro pela bike, o elevador, pelas escadas, o importante é realizar e registrar.
A partir desta edição, a competição mais saudável do mundo destacará ainda mais o vínculo entre as cidades, instituições e pessoas. Com o desafio trienal, pretende-se estimular a troca de experiências e o conhecimento mútuo entre as competidoras. O sorteio, realizado no dia 7/5, definiu as cidades que competirão entre si de 2018 a 2020.
O Dia do Desafio na América Latina é coordenado pelo Sesc de São Paulo; Venezuela, Cuba, México e Colômbia são alguns dos países que participam do desafio. Pelos próximos três anos, Fortaleza competirá com Manaus (AM). Sobral forma dupla com Birigui (SP). Já o município doCrato compete com Ocumare Del Tuy, cidade venezuelana. Santo André (SP) é o opositor de Juazeiro do Norte. Veja a relação de todas as cidades cearenses em www.sesc-ce.com.br.
Como funciona
Pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas um estímulo à participação. Os “vencedores” são cidadãos que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Desde o ano 2000, o Sesc São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio para o Continente Americano e, em todo o Brasil, as Unidades Sesc coordenam as atividades nos estados.
Serviço:
Dia do Desafio no Ceará
Data: 30/5
Realize 15 minutos de qualquer atividade física e registre no 0800.285.3105
*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.