quinta-feira, 21 de junho de 2018

SENAC/CE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE BEER SOMMELIER EM FORTALEZA E JUAZEIRO DO NORTE


Donos de bares ou restaurantes, hotéis, distribuidoras, representantes, amantes de cerveja, gastrônomos ou mesmo entusiastas do assunto: todos podem se tornar especialistas em cervejas. Com o mercado brasileiro de cervejas especiais está em plena expansão, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), lança a primeira turma do curso de qualificação de Beer Sommelier em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, realiza a terceira turma.

Com um conteúdo programático amplo, o curso proporciona a capacitação das pessoas para o mundo das cervejas, desde a história ao processo de produção, contemplando ainda o conhecimento sobre o mercado mundial. As inscrições estão abertas no site http://cursos.ce.senac.br. Em Fortaleza, as aulas acontecem a partir de 21 de julho na Unidade Aldeota. No Cariri, o curso começa no dia 11 de agosto, na Unidade Juazeiro do Norte. As aulas são aos sábados e domingos alternados e são apenas 20 vagas.

O curso aborda o perfil profissional do Beer Sommelier, segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, americana e inglesa; leitura e interpretação de rótulos; estocagem; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; coquetelaria; vendas; cartas de cerveja; harmonizações; cerveja e saúde; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no mundo; tendências e perspectivas.

“A bebida é um alimento. Quem trabalha como profissional de gastronomia tem que entender todas as relações que a bebida e comida possuem. Se vou servir um petisco que seja mais gorduroso, uma cerveja com mais álcool, com maior acidez será um melhor acompanhamento. O curso trabalha esses aspectos no módulo de harmonização, por exemplo”, antecipa Ivan Prado, consultor de gastronomia do Senac, que inclusive já foi aluno do curso.

Durante o curso, haverá visita a uma microcervejaria, produção de cerveja artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso.

Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará traz instrutores de diversos estados e com várias premiações em concursos e que são referências nacionais no setor, como Carlo Lapolli, Taiga Cazarine, Rodrigo Ferraro, Ronaldo Rossi, João Filho, Fernando Chaves, Wellington Alves, dentre outros.

Conheça melhor os instrutores dessa turma do curso de Beer Sommelier do Senac Ceará: 

Carlo Lapolli
Presidente da ABRACERVA -2017-2019; A paixão foi crescendo e virou profissão; Trabalhou na Handwerk Cervejaria; Fundador da Cervejaria Blumenau; Cervejeiro Profissional/Mestre Cervejeiro Professor do Curso de Beer Sommelier da Doemens/ESCM; Beer Sommelier; Pós-graduando em Tecnologia Cervejeira.
Taiga Cazarine
Sommelière de Cervejas pela Doemens Akademie (ESCM - Blumenau/SC) e Science off Beer e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasileiro (São Paulo/SP). Tecnóloga em produção de cervejas pelo SENAI (Invicta - Vassouras/RJ), Administração de Negócios Cervejeiros pela FGV, já atuou nas áreas de jornalismo cervejeiro, educação, curadoria, gestão de bares com foco em cervejas artesanais e julgamento em Concursos. Hoje é Beer Huntress na Beer.com.br - maior e-commerce de cervejas do Brasil. 
Rodrigo Ferraro
Desde 2008, Sócio Proprietário, Cervejeiro Principal e Diretor Geral da Irmãos Ferraro Microcervejaria, de Porto Alegre, onde se destacam rótulos multi premiados, como Clementina APA, CaturrIPA, Nera Reale. Presidente atual da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM). Bier Sommelier Profissional formado em 2014 pelo Instituto da Cerveja do Brasil de São Paulo. Técnico cervejeiro formado pelo SENAI do Rio de Janeiro em 2015. Tecnólogo Cervejeiro Avançado do Instituto da Cerveja do Brasil em São Paulo em 2107. Professor da Escola da Cerveja, desde 2015. 
Ronaldo Rossi
Ronaldo Rossi é chef de cozinha autodidata, professor e consultor na área de gastronomia; especialista em cervejas, harmonizações com cerveja e desenvolvimento de receitas com utilização de cervejas; jurado de concursos cervejeiros; curador de eventos cervejeiros; colunista da Revista da Cerveja; criador e coordenador do Cervejocast e do canal Confraria do RR; idealizador do BeerCON; foi inventor da Cervejoteca, a mais antiga loja de cervejas de São Paulo. 
João Filho
Publicitário, Especialista em Marketing e Mestrando em Administração pela Unifor; Sommelier de cerveja desde 2013; Desde então atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Sommelier de Cervejas da Cervejaria 5 Elementos, Colunista de cervejas do Jornal O Povo E CBN/O Povo. Ex-Sócio-proprietário do bar de cervejas especiais Eitabier; Professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da FANOR. 
Fernando Chaves
Formado em Ciência da Computação pela USP/SP; pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie; Finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja de 2015 e participou do V Campeonato Mundial; Atua como Sommelier e como Consultor para bares e cervejarias. 
José Martins Neto
Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja; Cervejeiro caseiro; Atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Responsável pela seleção dos rótulos distribuídos pela Folks Beer; Ex-editor do Blog Lupulento; 
Wellington Alves Filho
Médico cirurgião de cabeça e pescoço, Sócio e Cervejeiro-Chefe da 5Elementos Cervejaria; Homebrewer desde 2013 com medalha de ouro na categoria Imperial Stout no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Medalha de ouro na categoria witbier no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Vice Panela de Ouro no XVI Concurso Nacional das Acervas 2016; Medalha de Ouro na Categoria Herb & Spice Beer na I Copa POA, 2017 (pela 5Elementos); Medalha de Ouro na categoria American-Style Imperial Stout no Festival Brasileiro de Cerveja 2018 (pela 5Elementos). 
Lila Mendes
Formada em História pela UFC; Instrutora do Senac/CE na área de gastronomia (confeitaria, cozinha quente e panificação); Beer Sommelière pelo SENAC-CE; Sommelier de Vinhos; Formada em Tecnologia de Produção Cervejeira pela Science off Beer; Produtora de Cerveja Caseira.
 Manuel Lima
Gestor Técnico em Hotelaria; Consultor em Atendimento em Bares e Restaurantes; Sommelier de Vinhos; Maître de Hotel com Especialização em Cardápio e Mise-en-place de Salão; Bartender com Especialização em Cocktails Especiais; Barista e Montagem de Cafeteria; Boas Práticas para Serviços de Alimentos e Distribuição; Consultor de Empreendedorismo para o Pronatec; Instrutor do Senac/CE. 
Rejane Arruda
Bacharel em Teologia; Beer Sommelière pelo Senac/CE; Ex-Sócia-proprietária do Bar de cervejas especiais Eitabier; Supervisora da área de Bebidas da Fortali; Atua na área de treinamento de vendedores, garçons e maitres.

Curso Beer Sommelier

Inscrições:  http://cursos.ce.senac.br
Mais informações: (85) 3270.5400 / (88) 3566-4790

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.