Para marcar este 25 de outubro, data em que o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado pela ditadura militar há 50 anos, a Comissão Arns e o Instituto Vladimir Herzog realizaram um ato ecumênico que lotou a Catedral da Sé, no centro da capital paulista. O local também foi palco, dias depois da morte do jornalista, da histórica cerimônia inter-religiosa de 1975, que desafiou o regime militar e reuniu cerca de 8 mil pessoas. Presente no ato, Ivo Herzog, filho de Vladimir, afirmou que todos os familiares de vítimas da ditadura militar no país esperam que um processo legal seja levado a cabo. “[O que falta] é a investigação das circunstâncias dos crimes que foram cometidos, é um indiciamento dos autores dos crimes, estando vivos ou estando mortos, é o julgamento e a decisão do nosso poder judiciário se eles cometeram ou não cometeram crimes”, disse à imprensa. Ivo ressaltou que a revisão do parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à Lei da Anist...
Um dos mais importantes movimentos da música contemporânea do Estado, o Pessoal do Ceará será tema do programa do Percursos Urbanos deste sábado, 21 de julho, em meio a comemorações dos 20 anos de atuação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). O ônibus sairá às 15h da sede do equipamento, localizado na Rua Conde d’eu, 560, no Centro da cidade.
Um dos mediadores é o cantor e compositor Rodger Rogério, referência da geração de músicos do movimento, que teve seu auge entre as décadas de 70 e 80. Ele será o guia da excursão que passará por lugares que foram cenários para a criação das canções do “Pessoal do Ceará”, como o departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Beira-mar e a casa da dona Monavon, onde Rodger viveu na infância.
De acordo com o jornalista e crítico musical Dalwton Moura, também mediador do programa, a temática é fundamental para que o público conheça e reconheça as várias gerações de músicos do Pessoal do Ceará. “Essa é uma oportunidade de vivenciar a história da música do Ceará, seu futuro e memória”, afirma.
O passeio conta com 48 vagas gratuitas. Interessados no Percurso podem solicitar inscrição prévia no link: tinyurl.com/percursosurbanos ou diretamente na recepção do CCBNB Fortaleza. Os participantes devem chegar ao local de partida com 30 minutos de antecedência.
Serviço
Percursos Urbanos: A Fortaleza do Pessoal do Ceará
Mediação: Rodger Rogério e Dalwton Moura
Data: 21 de julho, sábado
Horário: 15h
Ponto de saída: CCBNB Fortaleza (Rua Conde d’Eu, 560, Centro)

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.