_Aviso de pauta_ *Com investimento de mais de R$ 300 milhões, Governo do Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e novos projetos produtivos para agricultura familiar* O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza, nesta sexta-feira (12), durante a programação da 2ª edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fecaf), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, o lançamento dos novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de Tecnologias Sociais para acesso à água, além da assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Ematerce, no âmbito do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste (Sertão Vivo). Na ocasião, também serão assinados 241 termos de fomentos de projetos produtivos, via Projeto São José, para associações e cooperativas da agricultura familiar. A cerimônia contará com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário...
Aumento de turistas estrangeiros em Juazeiro do Norte levam trabalhadores do comércio a aprender inglês
A fama do “padin” chegou longe! Ou melhor, está chegando ao mundo e não só com base na narrativa bíblica que a “fé move montanhas”, mas também movendo os estrangeiros que aprenderam com os cearenses a crer em Padre Cícero Romão Batista. A vinda de pessoas de outros países ao Juazeiro do Norte tem ajudado aos poucos a incrementar os cerca de 2 milhões de devotos que a cidade recebe todos os anos, quantitativo levantado pelo Ministério do Turismo. A realidade não é só de Juazeiro, já que o turismo religioso tem atraído entre 300 e 330 milhões de turistas anualmente em diversos roteiros de fé mundiais. Recapitulando, a fé move montanhas, mas também fomenta a economia e em especial o comércio.
Reconhecendo a importância em possibilitar o atendimento destas pessoas que entre um momento de espiritualidade e outro têm contato com o comércio de Juazeiro e região, o Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio – CE, preparou um curso de inglês voltado, exclusivamente, ao atendimento de clientes estrangeiros, o English Business Venture. O curso é gratuito, ou seja, os participantes não pagam mensalidade e nem têm que comprar material didático. As vagas são limitadas.
Para garantir a participação na qualificação exclusiva e gratuita as inscrições acontecem até o dia 3/8 (sexta-feira), no setor de Relacionamento com o Cliente da Unidade Juazeiro do Sesc, em horário comercial. O processo é rápido e desburocratizado, basta levar o Cartão Sesc atualizado (Saiba como fazer no link: http://www.sesc-ce.com.br/ servicos/faca-seu-cartao-sesc/ como-fazer-o-cartao-sesc/).Aos que são trabalhadores do comércio e que ainda não possuem o Cartão é possível fazer e receber na hora, o que possibilitará o acesso ao mundo de atividades oferecidas pela instituição.
Pessoas que trabalham no comércio, a exemplo de hotéis, pousadas, lojas, mercados, bares, restaurantes, balneários, podem passar pela qualificação, que terá como foco principal o atendimento de clientes, vendas, negociação de preços, possibilitando o diálogo com segurança em situações do dia a dia. O melhor é que não precisa ter conhecimento de inglês para participar, basta ter disposição para buscar o diferencial na área de atuação no comércio.
O cronograma da qualificação foi criado para interferir menos na rotina dos trabalhadores do comércio, com aulas exclusivamente nas quartas-feiras, duração de 3h, indo de 18h30 as 21h30. O curso vai do dia 8/8 a 19/12, na Escola Educar Sesc de Juazeiro do Norte. Após as 60 horas totais de curso, os participantes receberão um certificado emitido pelo Sesc e mais que isso, a chance de atender em inglês.
Você sabia?
O inglês foi se consolidando como linguagem universal a partir da primeira vez que um documento diplomático internacional ganhou uma versão em inglês no final da Primeira Guerra Mundial, em 1919, o Tratado de Versalhes. Com o passar dos anos, o idioma passou a ser referência para entretenimento, turismo e negócios e estudos. O desenvolvimento dos Estados Unidos, principalmente após as duas guerras mundiais, assim como o próprio fenômeno de globalização, também contribuíram para isso.
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio:
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.
Serviço:
Curso gratuito de Inglês - Juazeiro do Norte
English Business Venture
English Business Venture
Inscrições
Período: 16/7 a 3/8
Horário: 8h às 20h
Local: Unidade Juazeiro do Sesc (setor de Relacionamento com o Cliente)
Endereço: Rua da Matriz, 227, Centro, Juazeiro do Norte
Aulas:
Período: 8/8 a 19/12
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Escola Educar Sesc (Rua José Marrocos, 2265, Santa Tereza, Juazeiro)
Informações: (88) 3587.2466
*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.