A Federação Cearense de Futebol informa que os duelos da Segunda Fase do Campeonato Cearense Superbet 2026 contarão com a tecnologia do árbitro de vídeo. O sistema a ser utilizado será o VAR System, que estará presente nas nove partidas desta fase da competição. O custo da tecnologia será inteiramente arcado pela FCF, cabendo ao clube mandante apenas as despesas referentes à equipe de arbitragem. Recentemente, a Casa do Futebol Cearense fez o uso dessa tecnologia em caráter experimental na final da Taça Fares Lopes 2025, quando o Maracanã sagrou-se campeão do certame ao derrotar o Tirol por 2 a 1 no Almir Dutra, em Maracanaú. No conjunto das tecnologias de arbitragem por vídeo, o VAR System apresenta características muito semelhantes às do VAR completo. O sistema conta com o mesmo número de câmeras, oito no total, seis monitores, grava todas as jogadas e garante comunicação contínua entre os árbitros em campo e a equipe da central de operações. A principal diferença está na ausên...
Espaços buscam compreender a relação dos indivíduos
com a morte e com os processos da finitude
com a morte e com os processos da finitude
Entre os meses de agosto e setembro, Fortaleza recebe dois cursos sobre Tanatologia, ciência que busca compreender a relação que os indivíduos estabelecem com a morte e com os processos da finitude. Os cursos marcam o lançamento do Instituto de Psicologia e Tanatologia Carpe Diem, que propõe espaços de formação sobre o tema para profissionais e estudantes de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Psicopedagogia, Medicina, Enfermagem e outras áreas de saúde e humanidades.
O primeiro deles é o curso “Vida, Morte e processos da finitude: noções em Tanatologia”, que trata sobre a necessidade de uma educação voltada para lidar com a morte. Serão abordados aspectos históricos e filosóficos, passando por dilemas encontrados na formação de profissionais que em algum momento precisam lidar com perdas, luto e morte. Além disso, o espaço também propõe debater sobre elementos psicossociais relacionados ao suicídio e questões subjetivas que a sociedade estabelece com a finitude.
Já o curso “Cine Tanato” busca dialogar sobre a vida e a morte por meio da sétima arte. No total, serão sete encontros com exibição de filmes que trazem exemplos, motivações, palavras, cenas e personagens que ajudam a compreender melhor a arte de viver e morrer, seguido de aprofundamento do tema central e roda de conversa.
“Tratam-se de formações essenciais tanto para estudantes em seus primeiros contatos com a Tanatologia como para o profissionais que possuem lacunas em suas formações sobre o melhor entendimento dos processos da finitude. Além disso, queremos estimular que as pessoas pensem sobre morte não como algo apenas mórbido, mas como qualificadora de nossas escolhas para uma vida plena”, explicam os tanatólogos Erasmo Ruiz e Cristina de Oliveira.
Sobre o Instituto
O Instituto de Psicologia e Tanatologia Carpe Diem nasce do projeto Carpe Diem: Sobre a Morte e o Morrer, que desde 2014 vem abordando o tema para auxiliar na reflexão sobre a morte como condição fundamental de uma vida consciente e plena de sentido. Idealizado pelos tanatólogos Erasmo Ruiz e Cristina de Oliveira, o Instituto chega a Fortaleza propondo abordagens diferenciadas e espaços de formação para público em geral, sobretudo profissionais de saúde e humanidades.
Serviço:
Curso “Vida, morte e processos da finitude: noções em Tanatologia”.
De 6 de agosto a 17 de setembro, às segundas e quartas, das 18h30 às 21h30.
Fields Center: Rua Campo Amor Rocha, 94, Bairro de Fátima.
Curso “Cine Tanato: conversas sobre a vida e a morte através do cinema”.
De 11 de agosto a 29 de setembro, aos sábados, das 8h às 12h.
Fields Center: Rua Campo Amor Rocha, 94 - Bairro de Fátima.
Informação, inscrições e valores via WhatsApp: (85) 9.9912-7682.
Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/carpe diemmorte/
Instagram:https://www.instagra

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.