Compartilhe: A maioria dos casos atendidos envolve a espécie Tityus stigmurus, popularmente conhecido como escorpião-amarelo-do-Nordeste, considerada a mais prevalente na região O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento da Prefeitura de Fortaleza, registrou um aumento no número de atendimentos por picadas de escorpião em 2025. Entre janeiro e dezembro, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do IJF, registrou 3.200 casos, enquanto no mesmo período de 2024 foram contabilizadas 2.668 vítimas. Os números representam um aumento de cerca de 20% entre 2024 e 2025. Os dados reforçam a importância da vigilância da população e da busca imediata por atendimento em unidades de saúde em casos de acidentes com animais peçonhentos. Ao longo de 2025, os meses com maior número de atendimentos foram agosto e setembro, período em que tradicionalmente há maior proliferação do escorpião, favorecida por fatores climáticos e ambientais. O recorde do ano foi em agosto, com 328 at...
Dois projetos cearenses foram selecionados entre 14 na primeira fase do edital EDUCAR PARA TRANSFORMAR do Instituto MRV. Na página para votação online( http://www.institutomrv.com.br/pt/chamadapublicadeprojetos/votacao/13) você encontra os projetos Leitura e Escrita, transformando vidas, reciclando ideias, daqui de Fortaleza no Ceará; e o Massiva Lab, do Eusebio também no Ceará, esse capitaneado pelo publicitária Maíra Suspiro.
O MassivaLab propõe engajar e formar jovens com um espírito
empreendedor, aptos para desenvolver análise criticas e práticas de suas
realidades para que se tornem protagonistas de suas histórias e agentes da
mudança, dando oportunidade a esses jovens de aprenderem noções de
Empreendedorismo, Comunicação, Sustentabilidade.
No Facebook, Maíra disse que apostando em uma nova empreeitada profissional, focando em empreendedorismo social. "Passei na primeira fase do edital da MRV com esse projeto solo, criado na marra, no susto, mas com muito carinho e vontade de fazer a diferença entre os jovens e suas comunidades." acredita e agradece quem puder votar até amanhã.
O outro projeto cearense desenvolverá um curso de Leitura e Escrita, com
foco no Exame nacional do Ensino Médio, para as/os jovens das periferias que
compõe a Grande Messejana. As/os participantes do curso, irão participar em
contrapartida, de uma campanha casa-a-casa na comunidade do Curió, sobre
Educação ambiental e coleta seletiva de lixo.
Confira os vídeos sobre os projetos:

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.