segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Cinema - Resenha - Blog conferiu o longa-metragem em anime Bungo Stray Dogs: Dead Apple; veja as impressões do nosso articulista Cristiano Olinda



O Blog Ceará é Notícia conferiu antes da estreia, à  convite da Sato Company e o Crunchyroll, longa-metragem em anime Bungo Stray Dogs: Dead Apple. A cabine de imprensa aconteceu dia 23 de agosto. O longa estreia dia 29/8, ou seja nessa semana, às 19h30min no cinema Cinépolis do RioMar Fortaleza. O nosso colaborador especialista e articulista sobre o mundo geek, Cristiano Olinda, fala um pouco do contexto e das suas impressões sobre o Anime. Claro, leia e sugerimos que vá conferir.

Resenha: Bungo Stray Dogs: Dead Apple 
(文豪ストレイドッグス) 

Com uma proposta inicial de resignificar a palavra ' literalmente ', o título Dead Apple da serie Bungo Stray Dogs, mais uma vez, dá vida a seus vários personagens, todos nomeados e construídos acima de escritores famosos da literatura nipônica e mundial,  revelando um novo desfecho para a ultima temporada e também um possível  gancho para a continuação da serie.

Produzido pelo studio Bones, de onde outros títulos famosos foram dirigidos, como Fullmetal Alchemist, Wolf's rain, Ouran High School Host Club e muitos outros, a série original é ambientada em uma versão ficticia de Yokohama, a cidade capital de Kanagawa (uma das metrópoles ao entorno da mesma baia onde se encontra Tokyo), podendo ser reconhecidos vários monumentos e ambientes urbanos desenhados a um nível de detalhamento que é bem caracteristico de outros animes do mesmo "stúdio".

O enredo segue um grupo de pessoas que possuem poderes e se esforçam ao máximo para utilizá-los de forma responsável. 

Contudo em meio a todo esse idealismo, um grupo de terroristas que também possuem poderes passam a confrontá-los.Não havendo outra alternativa ambos os lados se organizam.

De um lado, junto a defesa nacional, é formado a ' Agencia dos Detetives Armados ' . E do outro junto ao submundo do crime é formado ' A Máfia do Porto '. 

 Ao longo de suas duas temporadas, com 12 episódios cada, a história se divide em diferentes arcos dos quais são revelados os poderes e os passados de cada integrante da Agencia e da Máfia.

Enquanto a Agência trabalha em conjunto com a inteligência policial para solucionar casos relacionados com pessoas que também possuem poderes, e que haja potencial envolvimento da Mafia neles, em Dead Apple, uma terceira facção surge com motivos de prevalecer sobre a ambos os grupos. Deixando para trás um rastro de destruição e supostos suicídios em massa, em meio a todo caos e muitas cenas de ação somos presenteados com novas revelações dos heróis e vilões.

Para que não haja duvidas de quem é quem, os personagens de Bungo Stray Dogs foram pensados a partir de autores da literatura.

Por exemplo, na Agência, o membro mais novo Atsushi Nakajima consegue transformar-se em um tigre a partir do poder chamado ' Besta sobre o luar ' em referência a um personagem fictício que também consegue se transformar em um tigre, da coleção de contos ' A lua sobre a a montanha '. O estilo de Nakajima era de natureza poética e baseado na literatura clássica chinesa. 

O mais controverso dos agentes, Dazai Osamu, é capaz de anular qualquer poder com o toque. Sua habilidade se chama ' Não mais humano ' em referência a obra homônima mais conhecida do autor, que aos 38 anos cometeu suicídio duplo junto com a esposa. 

De forma análoga o personagem é conhecido por sempre tentar suicídio ou convencer os outros a cometerem suicídio junto com ele.   

Sempre com um foco exacerbado pelo trabalho, o agente Doppo Kunikuda é conhecido por carregar consigo seu diário, no qual seus ideais são escritos de forma obsessiva, em referencia aos diários deixados pelo escritor naturalista.

Sua habilidade de ' O poeta solitário ' é capaz de transformar as páginas de seu diário em qualquer coisa que tenha no máximo o mesmo comprimento do livro, de forma que suas palavras transformam seus ' ideais ' em realidade.

 Na Mafia do Porto, o vilão mais temido se chama Ryunosuke Akutagawa.
Seu autor é bastante famoso e conhecido como ' o pai dos contos japoneses.  'Seu poder  Rashomon ' dá vida a sua roupa e o deixa impenetrável.

É referência ao conto homonimo que o caracteriza pelo tema tratar da discussão moral ' roubar para poder sobreviver '.

Cristiano Olinda

Saiba mais

Sobre o filme:


Baseado na série de anime homônima de 25 episódios do Crunchyroll, o filme traz Atsushi Nakajima e Osamu Dazai, membros da Companhia de Detetives Armados, uma liga de gênios da literatura munidos de poderes especiais. 

Seu mais novo caso envolve investigar uma onda de suicídios que assola o mundo, onde todas as vítimas também possuem incríveis poderes. 

A pedido de Ango Sakaguchi, um funcionário do Governo, a Agência sai em busca de pistas sobre uma misteriosa névoa que aparece nos locais dos incidentes e de Tatsuhiko Shibusawa, um suspeito que se auto-intitula o Colecionador.

Assista ao trailer

Sobre a série Bungo Stray Dogs:



Criado pelo autor Kafka Asagiri e ilustrado por Sango Harukawa, o mangá Bungo Stray Dogs (tradução: Cachorros Errantes Literários) é publicado no Japão desde 2012 e conta a história de um grupo de investigadores que se autodenomina Companhia de Detetives Armados. 

Cada membro desta equipe possui o nome de um autor famoso da literatura mundial e encarna características históricas de seus xarás reais em suas personalidades; possuem poderes especiais e os utilizam para resolver crimes e capturar criminosos.

A versão em quadrinhos com 14 volumes será publicada no Brasil, em breve, e a versão animada com 25 episódios pode ser encontrada no serviço de streaming de anime Crunchyroll.

Ficha técnica do filme:

Classificação: 14 anos
Diretor: Takuya Igarashi (Bungo Stray Dogs TV, Soul Eater, Star Driver, Ojamajo Doremi)
Duração: 90 minutos

Em tempo: Mais dois filmes vão estrear no Cinépolis do RioMar Fortaleza dentro da estratégia da Sato Company e do Crunchyroll de se aproximar do público geek cearense em parceria com o Sana local.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.