segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Dia do Pais - De pai para filho: a importância do exemplo

Estudos mostram que o ensinamento através do exemplo é um dos mais eficientes
Muitos estudos mostram que os pais têm fundamental importância no desenvolvimento dos filhos para que estes se tornem adultos seguros, confiantes e responsáveis. Como consequência, sabe-se ainda que a ausência dos progenitores pode, inclusive, acarretar distúrbios de comportamento no indivíduo. Nesse sentido, a figura do pai, celebrada no próximo dia 12 de agosto, é determinante na formação do filho, pois este é um dos modelos que a criança tem como exemplo e de extrema relevância no processo de construção da identidade de toda pessoa.

Segundo a psicóloga do Hapvida, Patrícia Satto, o exemplo dado pelos pais é fundamental na formação dos filhos, pois as crianças costumam aprender muito pelo exemplo, buscando imitar o comportamento dos pais. Sendo assim, os pais devem estar muito atentos com a forma de agir com e se portar diante deles. Nesse sentido, no que diz respeito à saúde, os pais que são atentos a essa questão, seja na prevenção de doenças através de visitas regulares ao médico, seja promovendo um estilo de vida saudável com uma alimentação adequada e prática de atividades físicas, podem influenciar significativamente o filho a também ter cuidado com sua saúde, bem como a ter hábitos de vida mais saudáveis.

O bancário aposentado, de 55 anos, Antonio Elves Lopes de Oliveira, é um desses pais que, através do exemplo, fez com que as filhas adotassem um estilo de vida saudável. Em 1999, Antonio descobriu que estava diabético e desde então precisou mudar sua alimentação e iniciou treinos de corrida para controlar a doença. Em 2005, ele, a esposa, Ana Maria, e as filhas, Débora e Thaís, hoje com 26 e 21 anos, respectivamente, começaram a praticar corrida de rua juntos. De lá para cá, fizeram ainda treinamento funcional, e, no começo do ano passado, se inscreveram juntos no +1K, programa de corrida do Hapvida. Eles treinam às terças, quintas e sábados, das 6 às 7 horas da manhã.

Antonio entende que sua influência como pai e, mais ainda, seu exemplo contribuíram significativamente para que as filhas seguissem seus passos. “A determinação na busca de uma melhor alimentação e hábitos mais saudáveis, sem dúvida tem influência positiva”, reforça. Ele contou ainda que desde fevereiro deste ano, a família tem seguido uma dieta com redução de carboidratos e açúcares com direcionamento do cardápio para frutas, verduras e legumes, além de restrição de massas e alimentos à base de farinha fina.

Além dos benefícios para a saúde da família, Antonio conta que compartilhar esse estilo de vida saudável com a esposa e as filhas é muito especial. “É um momento muito prazeroso, pois fazemos a nossa dieta alimentar e os treinos em conjunto, fatos que nos aproximam muito. Curtimos demais esses momentos”. Ele acredita ainda que o fato de estarem todos envolvidos nessa rotina contribui não só para a melhor qualidade de vida da família, mas também para o resultado alcançado que, segundo ele, tem sido fantástico.

A mudança de hábitos fez com que hoje Antonio tenha controlado a diabetes e esteja com peso e exames em perfeita ordem. Para as filhas, ele aponta como principais benefícios, além da saúde em dia, um corpo mais atlético e melhora da autoestima delas. A filha mais velha, Débora, conta que, desde que começou a praticar exercícios e melhorou os hábitos alimentares, se sente mais disposta. Ela fala ainda que antes vivia doente e agora sente que o corpo dela está mais resistente. “Fazer exercício no começo te cansa muito, mas com o tempo, na verdade, dá disposição, você se sente menos cansada e com mais energia para enfrentar o dia”.

Débora conta ainda que esses momentos são valiosos, pois trata-se de um verdadeiro programa em família. Além disso, ela fala que o pai é um exemplo e inspiração para ela. “Muita gente questiona o fato de eu acordar às cinco da manhã para correr, mas para mim isso não é difícil, afinal sempre tive esse exemplo em casa. Difícil é conseguir acompanhar o ritmo do meu pai”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.