A medalhista paralímpica Jardênia Félix estabeleceu nesta sexta-feira (18), em São Paulo, a melhor marca do salto em distância da classe T20 (deficiência intelectual) em 2025. A potiguar, de 21 anos, atingiu 5,94 metros (m) durante o Desafio Brasil de Atletismo, que ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico e reuniu 125 atletas paralímpicos e 191 olímpicos. A competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi a última oportunidade para os atletas paralímpicos buscarem índices para o Mundial da modalidade entre 26 de setembro e 5 de outubro em Nova Déli, na Índia . Mesmo quem atingiu a marca mínima terá de aguardar a convocação oficial, ainda sem data definida. O Brasil terá uma delegação de 50 representantes na capital indiana. Os atletas que foram medalhistas de ouro na Paralimpíada de Paris, na França, em 2024, têm vaga assegurada no Mundial. A marca de Jardênia ainda está abaixo do índice A (prin...
A solenidade será às 19 h, na Câmara Municipal de Fortaleza
O senador José Pimentel (PT-CE) recebe a Medalha Boticário Ferreira nesta sexta-feira (17/8), às 19 h, na Câmara Municipal de Fortaleza. A mais importante das homenagens prestadas pelo legislativo da capital cearense, que já foi entregue a diversas autoridades do Ceará, será concedida a Pimentel em solenidade que reunirá políticos, autoridades e representantes da sociedade civil.
A honraria a ser concedida a Pimentel foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues (PODEMOS), em reconhecimento à contribuição do senador ao desenvolvimento de Fortaleza, assim como do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Pimentel, bancário e advogado, foi deputado federal pelo PT, por quatro mandatos consecutivos, e, atualmente, cumpre mandato de oito anos como senador da República. Pimentel foi ministro da Previdência Social no governo do presidente Luíz Inácio Lula da Silva (2008-2010), e líder do governo no Congresso Nacional, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff (2011-2016).
Honraria - A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981, por iniciativa do vereador José Maria de Barros Pinho, para premiar os cidadãos de Fortaleza que se distinguem pela notoriedade do seu saber, pelos relevantes serviços prestados à coletividade, pela dedicação à causa do município e pelos exemplos de dedicação ao serviço público da cidade. A honraria homenageia Antônio Rodrigues Ferreira (1801-1859), o Boticário Ferreira, vereador que se destacou na Câmara Municipal e na gestão da cidade de Fortaleza
Nascido na cidade de Niterói (RJ), Antônio Rodrigues Ferreira perdeu mãe e pai muito cedo, o que o obrigou a trabalhar, ainda menino, numa farmácia. Morou em Recife e mudou-se para Fortaleza, em 1825, onde montou uma botica [farmácia] na praça que hoje carrega seu nome, Praça do Ferreira. Com o tempo, ganhou o apelido de “Boticário Ferreira”. Foi eleito vereador em 1842, vindo a presidir a Câmara de Fortaleza em várias legislaturas. Naquele período, o presidente do Legislativo tinha o título de intendente e exercia as funções executivas correspondentes às dos prefeitos atuais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.