Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Faz gosto ver - QUIXADÁ GANHA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC


O Senac Quixadá amplia sua atual capacidade de atendimento com inauguração do Centro de Educação Profissional Armando Monteiro Nogueira, no próximo dia 20 de agosto. Com a nova Unidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) deve atender uma demanda de qualificação profissional de mais de 2 mil pessoas, incluindo Quixadá, os demais municípios do Sertão Central e parte do Vale do Jaguaribe. Inicialmente são ofertados cursos de qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de Beleza, Moda, Informática, Gastronomia, Comércio e Gestão, Saúde e Infraestrutura.
A inauguração acontece no dia 20, com a presença do presidente da Fecomércio, Maurício Filizola; do Diretor Regional Sesc Senac, Rodrigo Leite; diretores e conselheiros do Sistema Fecomércio/CE (Sesc – Senac – IPDC), além de autoridades locais. A Unidade abre ao público a partir das 14h.
A nova Unidade Senac Quixadá
A sede conta com quatro modernos laboratórios de educação profissional, onde acontecem as aulas práticas dos cursos de Informática, Beleza, Moda e Gastronomia. A Unidade possui ainda duas salas de aula convencionais e uma biblioteca com acervo especializado, voltado para atender ao portfólio de cursos ofertados pela instituição. O edifício é acessível para pessoas com deficiência, contando com banheiro adaptado, além de sinalização em Braille.
Dentre os cursos programados para a nova unidade estão o Técnico em enfermagem e o Técnico com tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sidarta Cabral, gerente de Tecnologia e Desenvolvimento Educacional do Senac Ceará, destaca que os dois cursos foram pensados levando em consideração às demandas do Sertão Central, tanto pela presença de unidades de saúde, como o Hospital Regional do Sertão Central, quanto pela necessidade de bem atender a comunidade surda da região.
Além da programação de cursos em andamento na nova Unidade, o Senac/CE já realizou para o segmento governamental cursos in company - ministrados para profissionais dentro das instituições em que trabalham. O Senac atua na região desde 2014 e, até o ano passado, realizou mais de 16 mil matrículas. Outra novidade é a formação técnico-profissional, com o curso de Aprendizagem Profissional Comercial na área de Serviços Administrativos, que faz parte do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial.
O gerente do Senac Quixadá, Francisco Ferreira de Souza Neto, responsável pela prospecção e implantação da nova unidade, aponta que existe uma demanda de formação profissional reprimida na região. “Há um grande público a ser atendido por esta Unidade. Vislumbramos um potencial para as áreas de Turismo, Hospitalidade, Gastronomia, Idiomas e Saúde. A localização geográfica de Quixadá facilita muito o acesso para outros municípios da região do Sertão Central”, observa.
O Centro de Educação Profissional leva o nome do empresário natural de Maranguape, Armando Monteiro Nogueira. Reconhecido pelo seu espírito empreendedor, Armando foi comerciante, agropecuarista e teve importante atuação na construção civil.  O primeiro cinema da cidade foi uma obra de sua iniciativa, bem como a primeira vila padronizada de Quixadá.
Mais sobre o homenageado Armando Monteiro Nogueira (1910-1987) - Armando Monteiro Nogueira, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1910, em Maranguape, região serrana do Ceará. Perdeu sua mãe para a impiedosa Seca do Quinze, ficando órfão aos 5 anos. Migrou ainda criança para o norte do país, durante o ciclo da borracha, de onde retornou dois anos depois. Já em Quixadá, Armando começou a trabalhar ainda criança. 
Aos 15 anos tornou-se caixeiro de bodega em Riacho do Sangue, hoje município de Jaguaretama, onde em alguns anos, com muita dedicação, passou a ser sócio e dono. 
Casou-se em 1932 com Maria Carmelita de Almeida Monteiro e tiveram cinco filhos: Aélio, Carmen, Aroldo, Airton e Marilene. Com a seca de 1932, sua bodega foi à falência e Armando foi então trabalhar nas obras de construção do açude Choró. 
Reergueu-se aos poucos, reabriu sua bodega e decidiu a entrar para a política. Foi eleito prefeito de Riacho do Sangue, mas teve seu mandato cassado em 1937 pelo golpe de estado. Perseverante e lutador, vendeu tudo o que tinha e retornou para Quixadá, onde abriu uma loja de tecidos. O novo empreendimento prosperou rápido e, em 1944, ampliou os negócios da família com a aquisição da Farmácia São João e a inauguração do primeiro cinema de Quixadá, o Cine Quixadá, em 1948. 
Para investir na educação dos filhos, mudou-se para Fortaleza, dedicando-se aos negócios e mantendo Quixadá como o lar de seu coração até o fim de sua vida. Faleceu em 1987, cercado por família e amigos.  Armando foi um cearense lutador, um empreendedor desbravador que encarou de frente as maiores adversidades, lutando por propósitos grandiosos e servindo de exemplo para toda uma geração de quixadaenses.

Lista de Municípios que a Unidade Quixadá atenderá em 2018:
Banabuiú
Boa Viagem
Canindé
Capistrano
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Itaiçaba
Itapiúna
Itatira
Jaguaruana
Limoeiro do Norte
Madalena
Morada Nova
Ocara
Palhano
Quixadá
Quixeramobim
Quixeré
Russas
São João do Jaguaribe
Tabuleiro do Norte

Sobre o Senac Ceará
 - Atualmente, o Senac Ceará está presente em 16 unidades distribuídas em Fortaleza, Aquiraz, Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Quixadá e Limoeiro do Norte. Conta também com quatro unidades móveis – nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade; Informática; Beleza; e Saúde. A instituição integra ainda a Rede Senac de Educação a Distância, levando assim seus cursos a todo o estado.
Promovendo a inclusão social por meio da qualificação profissional, o Senac oferta cursos que preparam o profissional das mais diversas áreas às exigências do mercado, tendo como diferencial o novo modelo pedagógico com foco na competência. Dessa forma, o aluno evolui desde a formação inicial, passando pelo nível técnico até o superior, com maior flexibilidade – de acordo com a sua necessidade ou amadurecimento.
A orientação voltada para o mercado ofertada pela instituição está calcada ainda no constante aperfeiçoamento e capacitação do seu corpo docente, no investimento em tecnologia, inovação e em uma infraestrutura moderna, além da programação de cursos atualizada, tendo em vista as tendências no comércio de bens, serviços e turismo.
SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO SENAC QUIXADÁ
Data: 20 de agosto
Local: Rua Presidente Kennedy, 188. Bairro Alto São Francisco. Próximo a AABB.
Mais informações: (88) 3582.7793/ www.ce.senac.br 
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio - Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo. 
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.