A maior Copa Betano do Brasil de todos os tempos terá início na noite desta terça-feira (17) e marcará o começo de uma nova história da competição mais inclusiva do país. Em sua 38ª edição, o torneio terá pela primeira vez mais de cem clubes, número recorde para o certame realizado desde 1989. Em meio à série de reformulações feitas em prol do calendário profissional masculino, a CBF incrementou o número de equipes de 92 para 126, resultando em um crescimento de 122 para 155 partidas, de 80 para 102 vagas destinadas às Federações Estaduais e de sete para nove fases. Entre as 126 agremiações, 17 são estreantes: Penedense-AL, Porto-BA, Tirol-CE, Porto Vitória-ES, Primavera-MT, Pantanal-MS, Betim-MG, Serra Branca-PB, Maguary-PE, Sampaio Corrêa-RJ, Laguna-RN, Guaporé-RO, Monte Roraima-RR, Barra-SC, Santa Catarina-SC, Primavera-SP, Velo Clube-SP. Assim, a Copa do Brasil alcança a marca de 415 clubes participantes em sua história. A primeira destas fases da Copa do Brasil começa às 20h...
Gratuita - Museu da Fotografia Fortaleza leva o fotojornalista Evandro Teixeira para palestra na ESMEC
A fala marcará o encerramento da exposição sobre Ditadura Militar
O autor do livro 68 destinos: Passeata dos 100 mil, sobre integrantes da celebrada manifestação de protesto à Ditadura Militar, irá ministrar uma palestra imperdível, encerrando a mostra realizada pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), que fala desta época da história do Brasil. Evandro Teixeira irá conversar com o público no dia 31 de agosto, às 14h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC.
A exposição sobre a Ditadura Militar foi a primeira que o MFF fez de forma itinerante e externa. Cinquenta imagens da coleção Paula e Silvio Frota visitaram a ESMEC e, após a palestra com Evandro Teixeira, seguem para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE e, por último, para o Fórum Clóvis Beviláqua. A mostra tem curadoria do próprio Museu.
Perfil Evandro Teixeira – Nasc eu na cidade baiana de Santa Inês, em 1935, iniciando sua carreira jornalística em 1958, em O Diário de Notícias, em Salvador, transferindo-se depois para o Diário da Noite, na cidade do Rio de Janeiro, onde se radicou e mora até hoje. Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil, onde se tornou uma figura mítica do fotojornalismo nacional. Trabalhou no JB durante 47 anos, deixando o jornal apenas em 2010, quando este interrompeu a circulação impressa para se concentrar apenas na edição online. Extremamente versátil, destacou-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte.
Sobre o Museu
Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Palestra Evandro Teixeira
Data: 31/08 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC
Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 | Edson Queiroz | Fortaleza – CE
Mais informações: (85) 3017-3661
*Participação gratuita

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.