segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Gratuito - Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará realiza concerto sinfônico amanhã no Theatro José de Alencar


Com um concerto de temas variados, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE é a atração desta terça-feira, 28 de agosto, às 19h30, no Theatro José de Alencar, com acesso gratuito. 

Comemorando 9 anos de existência, a OSUECE traz no repertório Morceau de Concerto, para Trompa e Orquestra, com o solista Robson Lima; Sinfonia 101 de Haydn; Abertura Finlândia de Jean Sibelius; Batuque de Lorenzo Fernandez e Danzón de Arturo Márquez. Regência de Alfredo Barros, Rélmerson Lima e Willian Ciríaco. 

A OSUCE é formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. 

A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

A orquestra tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.

Entre os destaques ao longo dos nove anos, a OSUECE participou em 2013 da gravação do DVD "Homenagem do Ceará aos 100 anos de Luiz Gonzaga"

No mesmo ano fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tendo como solista o gaitista José Staneck. 

Em fevereiro de 2016 lotou a Praça Verde do Dragão com um concerto em homenagem a Humberto Teixeira, transmitido ao vivo pela TVC. 

Este espetáculo foi reapresentado em dezembro do ano seguinte no Beach Park. 

Em maio de 2017, a OSUECE acompanhou o tenor José Carreras no concerto da turnê A Life in Music, no Centro de Eventos do Ceará. O maestro Alfredo Barros ensaiou o grupo que, na apresentação, foi conduzido pelo regente titular do tenor, o espanhol David Gimenez. 

No mesmo ano abriu o Ceará Natal de Luz na Praça Portugal com os cantores Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE

É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

ORQUESTRA DE FORMAÇÃO SESI/UECE 

 Em 2014, a OSUECE deu início a sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra, inicialmente chamada de Orquestra de Base. Em julho de 2015 a UECE, por meio do Curso de Música, e o Serviço Social da Indústria (SESI/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Museu da Indústria, firmaram um convênio para criação da Orquestra de Formação SESI/UECE e oferta de cursos de música para a comunidade.

SERVIÇO
Concerto Sinfônico da OSUECE - Dia 28 de agosto de 2018 (terça-feira), às 19h30, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro). Tel: 85-3101-2583). Acesso gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.