Série B Botafogo acaba derrotado pelo Cuiabá no Santa Cruz Publicado em 29 de agosto de 2026, às 20h34 O Botafogo recebeu o Cuiabá no Estádio Santa Cruz, em duelo direto contra a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, e acabou derrotado por 2 a 1. Vitor Mendes abriu o placar na segunda etapa em Ribeirão Preto, enquanto Morelli empatou e Kauan Cristtyan definiu o duelo da 25ª rodada. Em dia com duelo único na competição, o Cuiabá se afastou da zona de rebaixamento, alcançando 36 pontos. O Botafogo, por sua vez, estagnou nos 31 pontos, ainda com pouca margem de distância para o Z4. O Botafogo tentou reverter os últimos dois resultados sem vitória na Série B para respirar longe da zona de rebaixamento. Com a bola rolando, no entanto, o cenário foi outro. Embora Ericson tenha colocado João Carlos para trabalhar logo no início, os donos da casa não atacaram o quanto imaginavam, ou pelo menos não com precisão. Quando chegou novamente, aos 33, Wesley Santos chutou col...
Laboratório de Gestão Cultural realiza aula inaugural aberta ao público com participação do Secretário de Cultura do Ceará
Apresentado pela Secretaria da Cultura do Ceará, o curso é uma realização conjunta da Universidade Vale do Acaraú - UVA, Quitanda das Artes, ECOA Sobral e Instituto BR Arte
A pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural tem início nesta sexta-feira (03), com a aula inaugural de tema "Políticas Culturais no Ceará - Panoramas e Perspectivas", ministrada pelo Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba. A atividade terá início às 19 horas no Centro de Ciências da Saúde (CCS) - UVA, em Sobral, e é aberta ao público.
Na aula, Fabiano apresentará uma retrospectiva histórica das políticas culturais no Ceará, além dos principais conceitos e modelos. Será colocado em pauta as relações estabelecidas entre Estado e Cultura, a institucionalização e administração pública da cultura, a legislação cultural vigente, a relação entre identidade e políticas culturais, bem como a avaliação dos principais impactos sociais e econômicos decorrentes dessas políticas. Também serão abordados os diferentes contextos governamentais e a construção de uma política cultural partilhada com a sociedade civil.
Fabiano dos Santos Piúba é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC. Foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014. No Ministério da Cultura também assumiu a função de Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
O Laboratório de Gestão Cultural é uma pós-graduação lato sensu voltada para a formação de gestores culturais, que busca não somente apresentar novas dinâmicas do campo e orientar quanto ao uso de ferramentas de gestão, mas também aliar conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente, em consonância com os desafios econômicos e sociais do século XXI. Em sua primeira turma participam 68 alunos oriundos de 18 cidades do estado do Ceará, dentre produtores e gestores culturais, técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros e representantes de núcleos de cultura e arte.
Durante a pós-graduação serão realizados três seminários, dez cursos livres e cinco oficinas, abertos ao público também. Além disso, todas as disciplinas terão vagas para ouvintes. Os interessados podem encontrar o calendário das disciplinas no site www.laboratoriosculturais.com.
SERVIÇO
“Políticas Culturais no Ceará – Panoramas e Perspectivas”, com Fabiano dos Santos Piúba - Aula Inaugural da Pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural, dia 03/08 (Sexta-feira), às 19h no Centro de Ciências da Saúde CCS - Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Av. Comandante Maurocélio, 155, bairro Derby, Sobral - CE). Informações: www.laboratoriosculturais.com. Acesso gratuito e aberto ao público.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.