Milhares de pessoas acordaram cedo neste domingo de carnaval (15) para participar da folia do bloco Divinas Tretas, que se concentrou, mas não saiu, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O Divina Tretas é um dos 55 blocos corresponsáveis pela alegria neste dia ensolarado e quente dos cariocas. O coletivo deriva do antigo bloco Toco-Xona, o primeiro bloco LGBTQIA+ da cidade do Rio de Janeiro , criado em 2007 e renomeado em 2022, após a pandemia de covid-19. A programação musical, tocada ao vivo e nos intervalos, tenta dar conta da pluralidade de ritmos brasileiros com samba, axé, piseiro e pitadas de rock em meio à cena pop. “São músicas que levantam a galera”, explica a cantora e multi-instrumentista Karol Gomes, que se apresenta com tamborim e microfone na banda do bloco. “Tocamos músicas que o público gosta, de divas internacionais e divas brasileiras, em que vestimos a roupinha da gente”, acrescenta Thaissa Zin, produtora executiva do Divinas Tretas. Fol...
Atuante em todas as regiões do Brasil, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras estimula a divulgação de autores nacionais. Em 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão o país. No dia 10 de agosto é a vez da Unidade Crato do Sesc receber o Circuito de Autores do Sesc, do projeto Arte da Palavra.
A programação conta com duas rodas de conversa, às 10h, na Escola Polivalente, no bairro Seminário e às 19h, no Senac da Praça da Sé. A proposta é um intercâmbio literário entre o público e os autores Daniel Galera (RS) e Melanie Peter (SC), com a mediação de Elvis Pinheiro.
Daniel Galera (RS)
Um dos precursores da literatura online entre os anos de 1996 e 2001, atuando como colunistas de zines virtuais. Escreve em prosa de ficção, tendo quatro livros publicados além de participações em antologias de contos. É autor de cinco romances, entre eles "Barba ensopada de sangue" e "Meia-noite e vinte”, traduzidos para vários idiomas.
Melanie Peter (SC)
Escritora, jornalista e performer. Em seus textos desenvolve pesquisas em torno da liminaridade e das intersecções entre os gêneros literários. Em 2010 lançou o livro, Persona, pela Design Editora. Em 2014 iniciou o projeto “Narrativa Desterritorializada – uma proposta de devir romance na fronteira do gênero literário”. O projeto visa a produção de textos a partir da imersão na obra e no espaço habitado por Hilda Hilst. As experimentações estão disponíveis em https://habitandoecos. wordpress.com
Sobre o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
O projeto estimula ações que contemplam toda a cadeia produtiva da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores até a valorização das obras e escritores brasileiros. Tem o objetivo de valorizar as novas formas de produção e a utilização de novas tecnologias, contribuindo para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento cultural e social do país.
Serviço
Circuito de Autores Arte da Palavra
Conversa com os escritores Melanie Peter (SC) e Daniel Galera (RS)
Data: 10/8
Horário 10h
Local: Escola Polivalente (Seminário - Crato)
Horário: 19h
Local: Senac Crato (Praça da Sé, 596 – Centro)
Informações: (88) 3586.9163

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.