O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que o Brasil fechou com chave de ouro a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, disputados nas localidades italianas de Milão e Cortina. Em comunicado emitido neste domingo (22), a entidade afirmou que o ápice da campanha verde-amarela foi o ouro de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, a primeira medalha brasileira em uma edição do megaevento esportivo. “Começamos bem, aumentando o número de participantes, aumentando o número da delegação. E fechamos literalmente com a chave de ouro, conquistando a primeira medalha olímpica do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. E logo uma medalha de ouro”, celebrou o presidente do COB, Marco La Porta. “Eu e o Brasil não estávamos aqui nos Jogos Olímpicos de Inverno apenas para participar. Estávamos aqui para fazer a diferença, trazer nossas cores, outra mentalidade, outra cultura e celebrar essa diversidade do Brasil e do esporte. Acho que esse ouro representa a força...
Atuante em todas as regiões do Brasil, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras estimula a divulgação de autores nacionais. Em 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão o país. No dia 10 de agosto é a vez da Unidade Crato do Sesc receber o Circuito de Autores do Sesc, do projeto Arte da Palavra.
A programação conta com duas rodas de conversa, às 10h, na Escola Polivalente, no bairro Seminário e às 19h, no Senac da Praça da Sé. A proposta é um intercâmbio literário entre o público e os autores Daniel Galera (RS) e Melanie Peter (SC), com a mediação de Elvis Pinheiro.
Daniel Galera (RS)
Um dos precursores da literatura online entre os anos de 1996 e 2001, atuando como colunistas de zines virtuais. Escreve em prosa de ficção, tendo quatro livros publicados além de participações em antologias de contos. É autor de cinco romances, entre eles "Barba ensopada de sangue" e "Meia-noite e vinte”, traduzidos para vários idiomas.
Melanie Peter (SC)
Escritora, jornalista e performer. Em seus textos desenvolve pesquisas em torno da liminaridade e das intersecções entre os gêneros literários. Em 2010 lançou o livro, Persona, pela Design Editora. Em 2014 iniciou o projeto “Narrativa Desterritorializada – uma proposta de devir romance na fronteira do gênero literário”. O projeto visa a produção de textos a partir da imersão na obra e no espaço habitado por Hilda Hilst. As experimentações estão disponíveis em https://habitandoecos. wordpress.com
Sobre o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
O projeto estimula ações que contemplam toda a cadeia produtiva da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores até a valorização das obras e escritores brasileiros. Tem o objetivo de valorizar as novas formas de produção e a utilização de novas tecnologias, contribuindo para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento cultural e social do país.
Serviço
Circuito de Autores Arte da Palavra
Conversa com os escritores Melanie Peter (SC) e Daniel Galera (RS)
Data: 10/8
Horário 10h
Local: Escola Polivalente (Seminário - Crato)
Horário: 19h
Local: Senac Crato (Praça da Sé, 596 – Centro)
Informações: (88) 3586.9163

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.