A Cúpula dos Povos foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (12) com discursos criticando a ausência de maior participação popular na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e em defesa da Palestina. Para as organizações e movimentos, países e tomadores de decisão têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes colocando em risco a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. O evento reúne cerca de 1,3 mil movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo e se estende até o dia 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA). “Decidimos há mais de dois anos, quando tivemos notícias de que a COP30 aconteceria aqui no nosso país e mais especificamente aqui no estado do Pará, de dizer que, diante dos desafios que estava posto pela COP, nós deveríamos construir um dos maiores levantes da classe trabalhadora do nosso país mobilizando a classe trabalhadora do mundo”, disse Ayala Ferreir...
A escola de samba União da Ilha do Governador, que homenageará a história e a cultura do Ceará no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2019, iniciou neste domingo (2) a escolha do samba-enredo. Ao todo, 14 músicas foram inscritas e a vencedora será definida no dia 6 de outubro.
O tema escolhido pela agremiação foi "A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu", fazendo referência aos escritores cearenses Rachel de Queiroz e José de Alencar. Embora um vídeo circule nas redes sociais trazendo um dos sambas inscritos, a música oficial ainda será selecionada entre os 14 sambas em disputa interna da escola. Todos podem ser conferidos no site da União da Ilha.
Na última sexta-feira (31), o carnavalesco da União da Ilha, Severo Luzardo, esteve em Fortaleza para realizar pesquisas que vão ajudar a compor o desfile da agremiação.
Fonte: G1-CE
Em tempo: Hoje foi compartilhada uma informação não confiável por meio de vídeo de que o samba-enredo da União da Ilha já tinha sido escolhido. Mas não foi.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.