sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Restaurantes de comida a quilo do Ceará entram na reta final da disputa do melhor prato



Concurso “O Quilo é Nosso” vai escolher a melhor receita entre self-services de todo o País

Vinte restaurantes cearenses do segmento de comida a quilo (sendo 14 de Fortaleza) estão dando os últimos retoques nos pratos que disputam o concurso “O Quilo é Nosso”, realizado em todo o País pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A primeira etapa, que escolherá os três melhores restaurantes de cada cidade ou estado, acontece por meio de votação popular no site do evento www.oquiloenosso.com.br e segue até o dia 2 de outubro. Serão avaliados cinco itens: limpeza, qualidade geral do bufê, atendimento, receita e ambiente.

No Ceará, além de restaurantes na capital, disputam estabelecimentos de Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. Na segunda etapa, após a escolha das três melhores receitas cearenses, por votação no site do evento, um júri técnico vai avaliar qual restaurante vai representar o Estado na grande decisão, que apontará o melhor prato de restaurante self-service do Brasil. A última etapa contará com a avaliação de um corpo de especialistas.

A edição deste ano traz como tema “Saudável e natural do Brasil”.  Em 2017, o  vencedor nacional foi o restaurante Mercato Brazil Manauara Shopping, de Manaus, com o prato “Pirarucu Caboquinho”. De acordo com a Abrasel, cerca de 200 estabelecimentos (distribuídos por 26 cidades, em 12 estados)   participam da primeira fase.  Segundo Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel no Ceará, “o concurso quer fortalecer ainda mais aqueles restaurantes que prestam um serviço tão procurado pelos brasileiros, principalmente no horário de almoço, que querem comer bem, mas devido ao pouco tempo, precisam de agilidade no atendimento”.

O evento conta com o patrocínio nacional da Coca-Cola e da Sodexo, além da parceria com a revista Prazeres da Mesa.

Mobilização para a disputa

Edna Mendonça, do Divina Comida, restaurante campeão da etapa estadual em 2017, destaca as expectativas do estabelecimento para a disputa em 2018 e relembra a participação no ano passado.

“Foi muito bom. Tivemos bastante envolvimento dos nossos clientes e pudemos criar uma receita nova para o concurso. Em 2018, estamos participando novamente para tentar o bicampeonato estadual e quem sabe, nacional”, afirma. Neste ano, o Divina Comida, concorre com dois pratos: “Almôndega de camarão”, na sede da Torres Câmara; e “Ninho de carne do sol com banana da terra”, na sede da Leite Albuquerque.

Tentando desbancar o posto do atual vencedor cearense, o Restaurante Renascença criou um cartão fidelidade exclusivo para o concurso “O Quilo é Nosso”. A cada cinco refeições, o cliente ganha uma sobremesa grátis. O estabelecimento disputa com o prato “Sirigado com purê de banana da terra e castanhas do Brasil”.

O proprietário do Renascença, Eduardo Mello ressalta como principais qualidades da receita o sabor, a textura e a saudabilidade. Ele acrescenta que “a crocância da farofa contrasta com a maciez do purê, levemente adocicado, equilibrando o sal do Sirigado”. Para Eduardo, a “expectativa é agradar ao público com o nosso prato e aumentar a nossa visibilidade, já que temos apenas um ano de funcionamento”.

Já o dono do VerdeLima Restaurante, Felipe LimaVerde, destaca que os dois pratos criados para o concurso foram preparados com aprendizes de faculdades de gastronomia, sob a supervisão do chef executivo do estabelecimento, Lukas Marte. “Acredito que o Ninho de Asa Branca é o único prato vegano que está concorrendo aqui em Fortaleza. Nele, o nosso chef uniu um produto regional com uma técnica moderna, que é o picles de maxixe. Já no Salmão Jangadeiro, conseguimos unir o ‘mar’ e a ‘terra’ com um toque oriental”, explica.

Ele acrescenta que está envolvendo a equipe de atendimento “para convidar os clientes a, primeiro, provar os pratos especiais e depois votar no site. 

"Estamos disponibilizando tablets para quem quiser votar, no próprio restaurante. Além disso, mobilizamos nossos clientes através do Facebook e Instagram e convidando outros chefs e personalidades cearenses para provar a nossa ‘Gastronomia Natural'".

Confira a lista dos restaurantes participantes e pratos inscritos:

GRANDE FORTALEZA:

Brasilis Restaurante - Linguado à moda brasilis
Divina Comida / Rua Tôrres Câmara - Almôndega de camarão
Divina Comida / Av. Desembargador Leite Albuquerque - Ninho de carne do sol com banana da terra
Hanna's Restaurante / Benfica - Moqueca da horta
Hanna's Restaurante / Centro - Kibe Hannas
Le Chef Supreme - Filé suíno ao vinho rodeado de couscous marroquino
Manolo Risotos & Massas - Lasanha de frango ao molho 4 queijos
Mediterrâneo Restaurante - Surpresa de carne de sol com creme de macaxeira e redução de rapadura
Restaurante Renascença - Sirigado com purê de banana da terra e castanhas do Brasil
Santa Fifi Restaurante - Espaguete de abobrinha ao molho de tomate caseiro
Tomate Cereja - Tilápia empanada ao molho de lemon pepper
VerdeLima Restaurante / Aldeota - Salmão Jangadeiro
VerdeLima Restaurante / Bairro de Fátima - Ninho da Asa Branca
Voilà Self Service - Filé de tilápia Voilà
Artesanal Restaurante (Aquiraz)  - Fraldinha ao forno no molho Artesanal
Moenda Restô (Aquiraz)  - Cordeiro Agridoce com molho de Alecrim

CARIRI:

Mãe Chica (Crato) - Risoto de carne de sol com abóbora e queijo coalho na manteiga de garrafa
Mercearia Cariri (Crato) - Escondidinho de carne de sol na moranga
Malu Self Service (Juazeiro do Norte) - Pamonha de forno da Maluzinha
Manjar de Mãe (Juazeiro do Norte) - Tilápia Cariri

Confira a lista completa em www.oquiloenosso.com.br e siga a Abrasel nas redes sociais para acompanhar a cobertura do concurso. 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.