Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu preventivamente, nessa terça-feira (18), um homem, de 28 anos, que teria feito quase 70 vítimas usando os dados delas para realizar empréstimos. O alvo, que era correspondente de uma agência bancária, e que já possuía antecedentes criminais pelo crime de estelionato, foi preso na cidade de Ipu, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. Com base nos levantamentos investigativos, o indivíduo se utilizava de sua função para ludibriar as vítimas, que moravam nas cidades de Ipu , Ipueiras e Sobral. Ele negociava os empréstimos e ficava com parte do dinheiro sem que a vítima soubesse. Ainda com base nas investigações, o indivíduo chegou a usar os dados das vítimas para realizar empréstimos sem o conhecimento delas. Diante da gravidade do caso, três procedimentos foram instaurados e a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito. Com as decisões judiciais em mãos, os oficiais conseguiram êxito na pris...
ECOMUSEU DE PACOTI FAZ LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO “ARQUIVOS DA MEMÓRIA: MACIÇO DE BATURITÉ” E DO “SITE DO ECOMUSEU DE PACOTI”
O Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, do Ecomuseu de Pacoti, consiste na triagem e catalogação de arquivos, os quais estão sendo digitalizados para serem inseridos neste que se converterá no primeiro Portal de acervo histórico virtual de documentos, fotografias, objetos, artefatos, referentes à memória da Região do Maciço de Baturité, que serão disponibilizados para o público em geral através da internet.
O evento de lançamento oficial do Projeto/Portal “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité” acontece no Campus da UECE de Pacoti, neste sábado, dia 03 de novembro, às 15 horas. Na, ocasião será também oficialmente lançado e apresentado ao público e à comunidade o “Site do Ecomuseu de Pacoti”, além de ser prestada homenagem especial ao jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador cearense, Miguel Ângelo de Azevedo, o “Nirez”, um dos guardiões da memória histórico-cultural do Ceará.
Tal material resguarda, em definitivo, fatos e acontecimentos sobre a história, patrimônio, personagens, costumes, arte e cultura desta Região, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa.
Vale destacar que, dando prosseguimento à sua trajetória de sucesso, o Ecomuseu de Pacoti, instituição cearense premiada nacional e internacionalmente, foi citado como exemplo inspirador em publicação nacional, lançada em junho de 2018, pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM / Ministério da Cultura / Governo Federal, em Brasília (DF). Trata-se do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que reúne os princípios e diretrizes da mais nova política pública voltada ao setor de museus brasileiro.
Recentemente, em setembro de 2018, foi lançado, pelo Sebrae-CE, o mais novo Roteiro Turístico do Maciço de Baturité, intitulado “Caminhos do Maciço”, no qual o Ecomuseu de Pacoti aparece como um dos pontos de visitação (atrativos turísticos) de destaque da Região.
O Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité” é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, Letra Viva Cultura Inteligente e Flexos Artes, contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará, conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811). Agradecimentos: Esmaltec.
CRÉDITOS E ASSINATURAS:
• APOIO:
- TV Diário
- Impacto Protensão
• PARCERIA:
- Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel - Pacoti - CE
- Universidade Estadual do Ceará - UECE
• REALIZAÇÃO:
- Ecomuseu de Pacoti
- Letra Viva Cultura Inteligente
- Flexos Artes
• AGRADECIMENTO:
- Esmaltec
• APOIO INSTITUCIONAL:
- Governo do Estado do Ceará / Secretaria Estadual da Cultura - SECULT
- “ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA, LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006”
SERVIÇO:
• Lançamento Oficial do Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”
- Local: Campus da UECE de Pacoti
- Endereço: Rua Divino Salvador, 225 - Centro - Pacoti - CE
- Data: Sábado, 03 de novembro de 2018, às 15 horas
- Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.