Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...
Gratuita, a feira voltada para síndicos e players do mercado reunirá assuntos como locação de mão de obra, administração de condomínios, segurança privada e cobrança.
O mercado de condomínios no Ceará tem crescido nos últimos anos. Dados da Associação das Administradoras e Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), mostra que hoje o estado conta com mais de 6.500 condomínios e uma população de moradores que ultrapassam 1,2 milhão de pessoas.
Nesse cenário, a expansão de serviços voltados para esse público tem acompanhado o gráfico de crescimento. São administradoras, prestadoras de serviços, segurança e até mesmo empresas que realizam cobrança de condôminos que estão atrasados com suas taxas. Serviços que ajudam a facilitar a vida de quem mora e de quem administra também.
Com o objetivo de reunir as empresas que prestam esses serviços e os administradores de condomínios, acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em Fortaleza, A Expo Market Condomínios 2018. Considerada a maior feira do setor no Ceará, o evento é realizado pelo Grupo de Comunicação O Povo e conta com o apoio institucional da Adconce.
“Nós participamos da primeira edição da Expo Market que reuniu 25 expositores, este ano serão 65, o que demonstra o interesse do público por novidades do setor. Iniciativas como essas garantem a representatividade daqueles que fazem parte do universo condominial, segmento este forte no Ceará que gera emprego e movimenta a economia”, comenta o presidente da Adconce, Rodrigo Guilhon.
Segundo a Entidade, o mercado de condomínios hoje é responsável pela geração de 41 mil postos de trabalho diretos e indiretos só em Fortaleza. Segundo a entidade, ⅓ desses empregos são gerados por empresas que atuam gerenciando condomínios.
Prestação de Serviços e administração de condomínios
Com 22 anos de mercado, a Viper é uma das empresas que atua com foco em serviços de segurança armada e desarmada, locação de mão de obra e administração empregando cerca de 1,7 mil profissionais atendendo entre 130 a 170 condomínios e empresas.
“O que a gente oferece aos nossos clientes é tirar a dor de cabeça de algumas atividades. Você deixa de ter a figura do síndico centrado em um morador, e passa a contar com o serviço de uma empresa. Entre as vantagens estão as soluções e o atendimento especializado e com menor margem para erros”, afirma Alexandre Guilhon, diretor do Grupo Viper.
Entre as soluções desenvolvidas para os seus clientes estão: apoio ao síndico através de uma consultoria personalizada, transparência na prestação de contas, responsabilidade pelo estado do colaborador, de maneira que este esteja apto para realizar as suas atividades (garantindo a substituição do mesmo em caso de doença, falta, férias, entre outros motivadores).
Tecnologia a favor da segurança compartilhada
A tecnologia tem sido uma forte aliada na segurança condominial. Durante o evento, a Servis Segurança, empresa com 44 anos de experiência, apresentará o serviço de Portaria Inteligente que pode reduzir em até 50% os custos com a taxa de condomínio. Com a "Portaria Inteligente Servis” os moradores têm autonomia sobre a autorização de entrada e saída de visitantes mesmo sem estar em casa. O monitoramento é realizado 24h por dia e conta com o atendimento de profissionais treinados e atentos para atender presencialmente qualquer solicitação de emergência. Além disso, todas as imagens e áudios de monitoramentos ficam registrados na nuvem para serem acessados em qualquer hora ou local.
A Servis apresentará ainda as possibilidades da “Smart Home”, serviço que permite que o morador interaja com a casa a partir de qualquer lugar por meio do smartphone, tablet, computador ou smartwatch. Por alertas de vídeo, você pode monitorar os cômodos da casa. Também é possível automatizar o ar-condicionado, acender luzes e até mesmo abrir a fechadura da porta à distância. Os dados cadastrais, endereço e imagens das câmeras também ficam armazenados na “nuvem” e somente o morador tem acesso.
Serviços de cobrança
Especializada em realizar a cobrança de taxas condominiais em atraso, a Apoio Assessoria e Cobrança Especializada atende hoje a mais de 300 condomínios no Ceará. Seguindo a expansão do mercado, a empresa apresentou crescimento de 91% de janeiro a agosto deste ano.
“Os condomínios dependem das taxas para efetuar seus pagamentos e fazer o caixa para melhorias na estrutura dos prédios. Quando alguém atrasa, isso afeta diretamente no pagamentos das obrigações mensais”, afirma Raphael Fontoura, sócio diretor da Apoio.
Toda a negociação realizada pela empresa inicia-se de forma extrajudicial. “Fazemos o contato com o morador, conversamos com ele e buscamos entender o que gerou o atraso do pagamento até para podermos apresentar uma melhor do solução para que ele efetue o pagamento do débito, mas que também seja uma solução viável para o condomínio”, completa.
Segundo Raphael Fontoura, pelo novo código civil, o condomínio pode executar o condômino em atraso. “Caso o condômino não efetue o pagamento no decorrer do processo, o apartamento pode ser leiloado como garantia de pagamento do débito, ou seja, o devedor corre o risco até mesmo de perder o apartamento”.
Cenários em 2019
A expectativa para o setor é positivo para 2019. Entre os fatores que puxam o otimismo está a diminuição da taxa de juros, que chegaram a 6,5% no primeiro semestre 2018, em oposição ao teto de 14,5% atingido em 2013.
A inflação controlada é outro sinal que reforça o otimismo, já que os economistas acreditam que o índice fique em 4,25%.
Já específico do setor, financiamento imobiliário facilitado e redução da queda real dos preços podem reforçar o aquecimento do cenário imobiliário para 2019. Dados do Índice FipeZap (que acompanha o preço de venda de imóveis residenciais em 20 cidades brasileiras), o preço nominal dos imóveis já teve redução de 0,53% entre 2016 e 2017.
Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte de Abreu Filho, os recursos para financiamento de casa própria podem atingir a marca de R$100 bilhões, ou mesmo superar esse número até 2020
Serviço
Expo Market Condomínio 2018
Dias 19/10 (14h às 22h) e 20/10 (10h às 18h)
Local: Shopping Riomar Fortaleza Expansão 3º piso - Rua Des. Lauro Nogueira, 1.500 - Papicu.
Entrada Gratuita
Inscrições pelo site www.expomarketcondominios.com.br/
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.