Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...
Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta, entre as profissões que mais avançaram de 2007 a 2017, as atividades voltadas para a saúde - como cuidador de idosos, técnico em saúde bucal e em enfermagem. Também ganham destaque as atividades relacionadas a serviços de informação e comunicação, como instaladores e técnicos de redes de comunicação. A CNC registra ainda outra característica marcante nesse período: maiores oportunidades de empreendedorismo. Pois, o número de empregadores no País passou de 3,43 milhões para 4,40 milhões de pessoas (alta de 27%).
“O crescimento do número de empregadores, no entanto, teve como impulso não a oportunidade, mas a necessidade de empreender após o aumento da taxa de desemprego atingir níveis recordes no primeiro trimestre de 2016”, destaca o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.
Atento a essas tendências e demandas do mercado de trabalho, o Senac Ceará lança a programação de cursos de 2019, contemplando os mais diversos segmentos que atendem o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Entre eles: Saúde, Informática, Gastronomia, Beleza, Gestão e Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cursos.ce.senac.br/.
Saúde
O curso de Cuidador de Idoso está com matrículas abertas no Senac Centro. A carga horária é de 160h e as aulas começam em fevereiro. Esse qualifica o participante para prestar cuidados à pessoa idosa, no que diz respeito à higiene corporal, além de auxiliar nas refeições, no desenvolvimento das atividades físicas, psicológicas e recreativas, de acordo com a orientação dos profissionais de nível superior da área de saúde. No Senac Centro também estão sendo ofertados os cursos Técnicos em Óptica e Podologia, a qualificação para Massagista, além de aperfeiçoamentos.
Novas turmas do curso Técnico em Enfermagem começam até fevereiro no Senac Iguatu e Senac Juazeiro Unidade São Miguel. Ainda esse ano, o Senac vai abrir novas turmas dos cursos Técnicos em Saúde Bucal. Vale destacar que, em todo o país, 80% dos alunos da instituição saem empregados dos cursos técnicos.
Informação e Comunicação
O Senac Crato está com inscrições abertas para o curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Com 200h, o curso tem como objetivo preparar o participante para montar, instalar, configurar e reparar redes de computadores e seus sistemas operacionais, equipamentos e aplicativos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade.
Para quem deseja se qualificar na área, também há vagas para o curso Técnico em Informática (1.200h), que garante uma certificação técnica de nível médio, noSenac Juazeiro Unidade Franciscano. A Unidade também apresenta como novidade em 2019 o Técnico em programação de Jogos Digitais (1.000h).
Esse profissional realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, podendo ter contrato efetivo ou empreender como consultor ou prestador de serviço.
Gestão e Negócios
Para quem planeja empreender ou quer garantir sua vaga de trabalho diante do crescimento das pequenas empresas no Brasil, é fundamental ter conhecimento na área de Gestão e Negócios. O curso Técnico em Administração é ofertado pelo Senac nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. Em Fortaleza, o Senac Centro oferta a qualificação para Vendedor, além de aperfeiçoamentos voltados para Gerência Comercial, Gestão de Relação com o Cliente e Gestão Estratégica em Vendas.
Gastronomia
Para quem busca se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, a área da Gastronomia é promissora. Um indicativo de que a recessão não afetou o setor é que, entre as funções mais demandadas pelas empresas via Banco de Oportunidades do Senac Ceará em 2018, estão cozinheiro, garçom e atendente de lanchonete.
O curso de Cozinheiro está sendo ofertado no Senac Crato e Senac Juazeiro do Norte Unidade São Miguel. Já o de Confeiteiro, que atua em hotéis, pousadas, bufês, restaurantes e padarias, tem vagas nas unidades do Crato e do Centro, em Fortaleza. O Senac Crato também está inscrevendo para o de Padeiro. Todos esses cursos são de qualificação, ou seja, o aluno conclui apto para atuar no mercado de trabalho.
Para quem deseja se atualizar, as unidades da capital cearense (Centro e Aldeota), trazem as últimas tendências em aulas sobre Drip Cake, Naked Cake e Bolo de Corte; Cozinha Vegana; Macarrons, Verrines e Petits Gateaux; Brigadeiro Gourmet; dentre outros.
Beleza
O Banco de Oportunidades também registrou esse ano grande procura por profissionais da área da Beleza, como Manicure, Cabeleireiro e Barbeiro. Nas unidades do Senac no Cariri, é possível encontrar cursos de qualificação para atuar nessas três atividades.
Entre os cursos mais concorridos da instituição, o de Cabeleireiro também acontece em Sobral, Maranguape, Crato, Iguatu, Quixadá e Fortaleza (Centro).
Outra forte tendência, alavancada pelo crescimento do mercado da beleza masculina, a qualificação para Barbeiro está sendo ofertada em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz e Fortaleza (Centro).
Serviço
Informações e inscrições pelo site: http://cursos.ce.senac. br/.
Senac Centro: Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro, Fortaleza. (85) 3270.5400
Senac Aldeota: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750, Aldeota, Fortaleza. (85) 3433.3884
Senac Crato: Praça da Sé, 596, Centro, Crato. (88) 3586.8750
Senac Juazeiro: Rua São Luís, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte
Rua Vicente Patu, 782 - Franciscano, Juazeiro do Norte, (88) 3566.8950
Senac Iguatu: Rua 13 de Maio, 1134, Centro, Iguatu - (88) 3582-7750
Senac Quixadá: Rua Presidente Kennedy, s/n, Alto São Francisco - (88) 3582.7793
Senac Maranguape: Rua Coronel Manoel Paula, 175, Centro, Maranguape - (85) 3270.5424
Senac Sobral: Rua Dr. João do Monte, 980, Centro, Sobral - (88) 3677.8700Senac Cedro: Rua Adauto Castelo, 222, Centro, Cedro - (88) 3582.7798
Senac Aquiraz: Rua Pedro Brasil, 210, Centro, Aquiraz – (88) 3270.5850
Senac Itapipoca: Rua Pergentina Araújo, s/n , Centro, Itapipoca – (88) 3677.8747
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio - Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo. No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.