#audioinclui

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Prefeito Roberto Cláudio entrega 11 novas ambulâncias ao Samu


Número vai permitir a renovação de toda a frota

O Prefeito Roberto Cláudio entrega 11 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade de entrega será nesta segunda-feira (4), às 16 horas, no Paço Municipal. Com a entrega desse novo lote, que irá somar-se às sete novas unidades entregues em outubro de 2018, Fortaleza passa a contar com 18 novas unidades, renovando 100% da frota em uso na cidade.

O Samu Fortaleza opera com 5 Unidades de Serviço Avançado, 12 Unidades Básicas, 1 Unidade Psiquiátrica e 4 motloâncias, além do Bike Vida, que presta atendimento na Avenida Beira-Mar.

Destinado ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves, o serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas e dá acesso a uma Central de Regulação, na Coordenadoria Integrada de Ações de Segurança (Ciops). As chamadas são acolhidas inicialmente por telefonistas treinadas e os casos são enviados para análise de médicos, que enviam o recurso necessário de acordo com o tipo de emergência.

Esses recursos podem variar entre orientações de procedimentos por telefone, envio de moto ambulância, de uma unidade básica ou uma unidade de serviço avançado. As motolâncias circulam durante o dia e garantem maior velocidade no atendimento de ocorrências que requerem agilidade de deslocamento ou em áreas de difícil acesso. As unidades básicas são equipadas para, se necessário, iniciar reanimação cardiovascular no paciente e contam com um técnico e motorista. Já as unidades de serviço avançado funcionam como uma UTI móvel e são dotadas de recursos para atendimento de pacientes mais graves, com uma equipe de médico, enfermeiro e condutor e todos os recursos disponíveis no tratamento médico intensivo.

O tempo de resposta das equipes depende de três importantes fatores: trânsito, volume de trotes e preparo das pessoas que acionam o serviço. As intervenções realizadas na área de mobilidade urbana pela gestão do Prefeito Roberto Cláudio e o apoio das equipes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) têm garantido que o Samu possa fazer deslocamentos mais rápidos pela cidade. A renovação de 100% da idade da frota também permitirá uma melhor gestão do serviço, com uma frota reserva para substituir veículos em manutenção preventiva ou corretiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.