#audioinclui

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Publieditorial - Como cuidar de um Doberman?


Cheio de energia, protetor e inteligente, o cachorro Doberman é um animal de médio ou grande porte, elegante e muito obediente. Conheça mais sobre essa raça e aprenda a manter seu melhor amigo saudável, bonito e feliz!

A origem da raça Doberman

De origem alemã, essa raça tem um surgimento curioso: o cobrador de impostos e responsável pelo canil da cidade, Louis Dobermann, precisava de um cão de guarda para defender o dinheiro que transportava em suas viagens.

Depois de realizar diversos cruzamentos com raças como Pinscher e Rottweiler, surgiram os Doberman que conhecemos hoje.

Já no começo do século XX, estes chegaram à América e em grande parte da Europa, se tornando populares como cães da polícia e até mesmo servindo de apoio para o exército.

Características da raça

De porte grande ou médio, os Doberman, independentemente do sexo, possuem peso médio de 30 a 40 kg. De pelo duro, espesso e curto, estes cachorros não necessitam de escovações frequentes, mas não dispensam uma boa massagem.

Apesar de sua origem como cão de guarda, é um animal calmo, amigável e muito apegado à sua família humana, em especial às crianças.

Inteligente e obediente, os cães da raça doberman são de fácil treinamento e possuem uma ótima memória. Mas cuidado: um treinamento agressivo pode ativar o instinto de autopreservação do cachorro e afastar sua personalidade tranquila.

Como cuidar bem de seu doberman?

Exercícios diários de até uma hora e meia são essenciais e os momentos preferidos deste animal.

Muito energéticos, são atletas naturais e não combinam com espaços minúsculos, pois ficam estressados. Apesar disso, combinando exercícios diários e atenção, esta raça não tem problemas de adaptação para morar em um apartamento.

A pelagem de um doberman deve ser cuidada com escovas macias, mantendo-a limpa e saudável. Banhos são recomendados a cada quinze dias e, aliados a uma boa alimentação, deixarão seu companheiro com muita saúde e energia.

Nos primeiros meses de vida, o filhote de doberman deve realizar entre três e quatro refeições diárias, divididas em porções menores. Após o quarto mês, seu cachorro deve ser alimentado duas ou três vezes ao dia.

Preste muita atenção ao clima do lugar em que você irá criar seu Doberman!

A raça possui sensibilidade ao frio e, assim como outros cachorros, possuem tendência de desenvolver algumas doenças e problemas de saúde.

Como escovar os dentes de um doberman?

Durante o período em que seu cachorro é filhote, tente acostumá-lo a escovar os dentes ao menos duas vezes por semana. Isso facilitará os cuidados com a higiene bucal no futuro.

A escovação é muito importante para prevenir doenças na gengiva, mau hálito e a formação de tártaro.

Veja algumas dicas para acostumar seu cachorro a escovar os dentes:

Escolha um momento em que o cachorro estiver calmo e relaxado: se possível, tente fazer a escovação diariamente por um período para que ele se acostume. Depois, você pode diminuir a frequência para duas ou três vezes por semana.

Escolha escovas de dente com hastes grandes: os cachorros doberman são de porte médio para grande, por isso, hastes maiores farão um melhor trabalho de higienização.

Utilize pastas de dentes especiais: a pasta de dentes para humanos contém substâncias e ingredientes que machucam o estômago do animal. Utilize apenas pastas específicas para cães!

Faça movimentos leves: escove os dentes de seu animalzinho fazendo movimentos circulares e focando sempre na placa. Cuidado com a força e a velocidade dos movimentos, pois isso pode assustar o animal.

Depois de escovar os dentes de seu bichinho, não se esqueça de recompensá-lo com um petisco ou uma brincadeira!

Quais são os principais problemas de saúde que um doberman pode ter?

Os doberman possuem uma expectativa de vida de cerca de 12 anos. Bem cuidados, estes cães não apresentam muitos problemas de saúde durante a vida. Entretanto, não deixe de realizar visitas regulares ao veterinário e sempre alimente seu amigo com uma ração de qualidade!

Os problemas de saúde mais comuns aos dobermans são:


       Doença de Von Willebrand hereditária, que pode causar hemorragia;
       Doenças oculares;
       Cardiomiopatia,
       Displasia de quadril.

Gostou de conhecer mais sobre os doberman?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.