terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Semana da Arte terá palestra de Lúcia Helena Galvão dia 9/3 em Fortaleza


Nova Acrópole promove atividades para mostrar a relação entre arte, filosofia e o desenvolvimento das emoções humanas.

A Organização Internacional Nova Acrópole promove, durante o mês de março, a Semana da Arte em todo o País. Em Fortaleza,  as atividades vão de 9 a 15 de março e trazem como tema central "A Arte e as Emoções".

O evento tem como objetivo mostrar a arte como instrumento de formação humana. "Queremos mostrar à sociedade como a arte pode ser uma ferramenta importante para a evolução do ser humano, uma ferramenta poderosa que aproxime o ser humano do melhor de si mesmo", afirma Kelly Aguiar, secretária nacional de Imagem da Nova Acrópole no Brasil.

As atividades da Semana da Arte serão abertas dia 9 de março, sábado, com palestra da professora Lúcia Helena Galvão, no Teatro RioMar Fortaleza sobre o tema "A A Arte e as Emoções".

Lucia Helena Galvão é professora da Nova Acrópole do Brasil há 30 anos, ministrando disciplinas como Ética e Moral, Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica, Arte, Estética e História Antiga.

Como escritora, já publicou três livros de poesias e um de crônicas inspiradas na temática filosófica. Possui cerca de 200 palestras disponíveis no Canal de Nova Acrópole no YouTube, com mais de 15 milhões de visualizações.

Exposição e Quinteto de Sopro

A programação inclui ainda a exposição Cenas Poéticas. A mostra coletiva traz cerca de 20 obras recentes de três destacados artistas do cenário atual da pintura brasileira: Juliana Limeira, Clodoaldo Martins e Vinícius Silva.

Na exposição, serão apresentadas uma seleção de pinturas a óleo e pastel seco que destacam a beleza do cotidiano, da natureza e da poesia da vida. 

O evento será encerrado com apresentação do Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno. Com uma sonoridade ímpar, rica, quente e envolvente, o Quinteto é coordenado pelo flautista e professor Heriberto Porto (UECE) e tem em sua formação Ewerton Castro (oboé), Jonatas Gaudêncio (clarineta), Robson Lima (trompa) e Francisco Sousa (fagote). 

O repertório eclético traz obras de Mozart, Fauré, Alberto Nepomuceno, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ravel e Piazolla, dentre outros

Semana da Arte

As atividades da Semana da Arte prosseguem de 11 a 15 de março com eventos gratuitos na sede da Nova Acrópole Fortaleza, sempre às 19h30. Confira a programação e participe!

Segunda-feira, 11/3
Visita guiada à exposição Cenas Poéticas e bate-papo com Juliana Limeira sobre "Pintura e o desenvolvimento das emoções".

Quarta-feira, 13/03
Audição Musical: o professor Leandro Aguiar comanda audição sobre a "Música e o desenvolvimento das emoções"

Quinta-feira, 14/03
Roda de Cinema: um bate-papo com a professora Kelly Aguiar para debater como o cinema atua no desenvolvimento das emoções.

Sexta-feira, 15/03
Roda de Emoções: café, violão e poesia em um clima descontraído para despertar e compreender as emoções. 

Serviço:
Semana da Arte

Palestra "A Arte e as Emoções", exposição e quinteto de cordas
Sábado, 9/3, a partir de 17h, no Teatro RioMar Fortaleza  
Ingressos à venda nas duas sedes da Nova Acrópole (Dionísio Torres e Sul) e no Restaurante O Banquete. Também é possível comprar pela Internet no site www.acropole.org.br/fortaleza. O primeiro lote vai até 28 de fevereiro. O investimento é R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia estudantil e acima de 60 anos). 

Segunda à Sexta, 11 a 15/03, às 19h30, na Nova Acrópole (R. Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres) 
Entrada Franca

Mais informações e inscrições: www.acropole.org.br/fortaleza ou pelo telefone 85 3257-2777 ou 9 8212-8182 (Wapp)

Sobre Nova Acrópole:
Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.