#audioinclui

terça-feira, 26 de março de 2019

Colabora inova - Inec abre inscrições para novas turmas de robótica, jogos e aplicativos para jovens do Bom Jardim



Até o próximo dia 28 de março estão abertas inscrições para as novas turmas do LABInec, projeto do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com a BSQ Inova, o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) e a Sodexo. O projeto é voltado para crianças de 10 a 16 anos provenientes de escolas públicas do bairro Bom Jardim. Serão abertas dez novas turmas: quatro de Iniciação à Robótica, quatro de Jogos Digitais e duas do novo curso de Desenvolvimento de Aplicativos. Ao todo são ofertadas 100 vagas.

Os cursos de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais terão duração de seis meses e o de Desenvolvimento de Aplicativos, três meses. As aulas terão início no dia 29 de abril. Os interessados devem procurar o Movimento de Saúde Mental Comunitária (Rua Dr. Fernando Augusto, 985 - Parque Santo Amaro) e apresentar comprovação de matrícula em escola pública do Bom Jardim para fazer a inscrição. Os testes de seleção acontecem entre os dias 26 e 28 de março.

No dia 16 de abril, será a formatura das primeiras turmas do LABInec dos cursos de robótica e jogos que iniciaram em outubro de 2018. Na ocasião, além da solenidade de encerramento, haverá uma premiação para os melhores projetos desenvolvidos pelas crianças.

LABInec
O LABInec é baseado na cultura maker e incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos. O objetivo é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia do LABInec envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. As crianças participantes do projeto têm ainda acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Cronograma
07 a 28 de março: Divulgação das vagas e inscrições
26 a 28 de março: Testes de seleção
02 de abril: Divulgação da lista de aprovados
03 a 05 de abril: Matrícula
16 de abril: Encerramento das primeiras turmas e premiação dos melhores trabalhos
27 de abril: Encontro de abertura das novas turmas com pais e alunos
29 de abril: Início das novas turmas

Sobre o Inec
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec, que completou 25 anos em 2018, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Sobre o MSMC
O Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) é uma organização da sociedade civil que tem como missão acolher o ser humano, promovendo a saúde mental, a evolução pessoal e comunitária, respeitando as dimensões biopsicossocioespirituais para a promoção da vida. Desenvolve este trabalho há 22 anos, com ações socioterapêuticas e de inclusão social e cultural em Fortaleza e Maracanaú. O MSMC destaca-se pelo desenvolvimento da tecnologia social denominada Abordagem Sistêmica Comunitária, que está sendo aplicada na Bolívia e difundida no Peru e Paraguai. 

Sobre a BSQ Inova
A BSQ Inova é uma empresa que tem como missão transformar vidas e negócios através da inovação. Trouxe para o Ceará diversas iniciativas inovadoras, como o Centro de Tecnologias Educacionais para Pessoas com Deficiência, da Dell Computadores, em 2011; e o laboratório de inovação Destac, com a Quanta Computer, onde foi criada a primeira plataforma de EaD do Brasil para qualificação de cegos em Administração. A BSQ participou, ainda, da criação da Cooperativa Pirambu Digital e foi responsável pela implantação de diversos programas de qualificação profissional à distância na área de TI para jovens em situação de vulnerabilidade social. 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.