sexta-feira, 8 de março de 2019

Da Ibiapaba pro Mundo - Swart Rosas entra no mercado turístico e de produtos aromáticos


Visando expandir mercados e fortalecer os meios sustentáveis, a empresa de rosas conseguiu fazer do seu negócio algo além do comercial.


Localizada na Cidade de Ubajara (Chapada da Ibiapaba), a Swart Rosas produz rosas desde 2004. Com uma área total de 54 hectares, dos quais 8 são dedicados a estufas de cultivo de rosas, e uma produção comercializada principalmente no mercado de Holambra (São Paulo), a empresa aposta em novos segmentos com o investimento de R$ 150 mil voltado ao trade turístico e em produtos aromáticos.

Desde o início de janeiro desde ano, a Swart Rosas abre suas portas para o turismo e integra a Rota dos Mirantes, desenvolvida pelo Sebrae Ceará. Numa proposta inovadora e sustentável, a empresa oferece um passeio turístico para o visitante vivenciar todo processo de produção: área de teste (experiências com variedades de rosas), manejo de rosas de corte e ações sustentáveis de relevância também são inseridas no passeio, como captação de águas, controle biológico e reuso de material.

A estufa de secagem é o principal ponto do passeio, onde as pétalas de rosas se transformam e são reaproveitadas na nova linha de produtos SWART SOUVENIR Aromas. Voltados para o mercado da aromaterapia e essências, a linha oferece perfume botânico, difusor, água de lençóis, aromatizantes, sais de banho e escalda-pés, pot-pourri, incensos, sabonetes e velas.

O visitante percorre de carrinho as estufas, áreas de reuso e termina no espaço SWART SOUVENIR Aromas, onde conhece a linha e ainda experimenta escalda-pés com sais, óleo essencial de rosas e muitas pétalas. Ao final, uma oficina de buquê.


Um pouco da história da Swart Rosas

Theodoro Jacob Swart, nascido em Holambra (São Paulo), possui descendência holandesa e paixão e vocação para o cultivo de rosas, negócio consolidado com seus irmãos. No início dos anos 2000, conheceu o pioneiro cultivo de rosas na Ibiapaba. Entusiasmado, logo pensou em investir na região. A escolha pela cidade de Ubajara foi bem estratégica, pois dispõe de condições climáticas favoráveis. Com a compra das terras começa a surgir a Swart Ubajara, hoje referência na produção de rosas de alta qualidade.

Em 2012, Swart construiu um reservatório de captação de água da chuva para armazenar 60 mil metros cúbicos, garantindo assim toda a produção nos meses de estiagem. Com um amplo estudo realizado, a empresa procura minimizar o uso de defensivos químicos, mesmo com pragas remanescentes, opta pelo uso de controle biológico como o ácaro predador, ajudando na preservação do meio ambiente e no bem-estar dos colaboradores e comunidade em que está inserida.

Hoje, 15% da produção segue para Pernambuco e Piauí, além de Fortaleza, e os outros 85% vão para Holambra, através da cooperativa Veiling. A produção dispõe de três variedades de rosas: Amarela (Déjavu), Rosa (Sweet Memory) e Vermelha (Ipanema). A empresa possui 8 hectares de estufas, com produção anual de 6 milhões de hastes de rosas. Toda a produção passa por um refinado tratamento pós-colheita, objetivando a longevidade do produto, além de cuidados com a cadeia de frio, armazenamento e transporte adequado. Hoje, a Swart Rosas é referência nacional no cultivo de rosas de corte e um dos principais produtores de alta qualidade no Brasil.


Serviço

Endereço: Fazenda São Expedito, Sítio Cahoeira do Boi Morto – Zona Rural de Ubajara

Horários de funcionamento (visitação): quarta-feira à sábado, das 9h às 15; e domingo, das 8h às 14h

Contato: (88) 99256-8486 / (88) 99239-2884 / swartrosasubajara@gmail.com

Instagram: @swartrosas

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.