O homem, de 56 anos, carregava consigo um saco contendo 200 m de fiação, um alicate de corte e um facão A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (18), um suspeito de furto de fios no bairro Coaçu, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O homem foi flagrado pelos agentes das Forças de Segurança escalando um poste e em posse de um saco com 200 m de fiação. A equipe do 13º Distrito Policial (13º DP) o colocou à disposição da Justiça. Conforme informações policiais, a equipe distrital realizava diligências pelo bairro, quando avistou um indivíduo subindo em um poste segurando um alicate de corte e um facão. Imediatamente, os agentes públicos estacionaram a viatura e deram voz de prisão ao suspeito de furto de fios de telefonia, que ainda mantinha consigo um saco contendo 200 m de cabeamento. Diante dos fatos, o homem, de 57 anos, com antecedentes por roubo e furto, foi conduzido até o 13º Distrito Policial (13º DP). Ele foi autuad
“Dê a mão para o futuro”, nome da inciativa criada pela ABIHPEC –
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos –
será lançada oficialmente na capital cearense com ações nos dias 04 e 05 de abril
Unir ações que viabilizem a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criar condições para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.
Em síntese, esta é a proposta do programa “Dê a mão para o futuro”, criado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que será lançado oficialmente, em Fortaleza, dia 04 de abril, na sede do IAPS – Instituto de Assistência e Proteção Social. Vale ressaltar que já ocorreram etapas preliminares do programa junto às associações no ano de 2018, para possibilitar o aumento do volume de recicláveis nas suas operações.
No evento, que contará com as presenças de organizações, representantes de grandes condomínios e empresas locais, será apresentado o planejamento, as metas e as próximas ações do “Dê a mão para o futuro” para melhorar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e aprimorar a coleta seletiva na região.
Um destaque do lançamento será a aula de educação ambiental que Dona Francinete Cabral, 75 anos – integrante da Associação SOCRELP e trabalhando como catadora há 25 anos – dará para crianças e jovens alunos do IAPS. Dona Francinete ensinará sobre a separação correta do lixo e de como aquele material chega até os catadores como ela. Vale ressaltar a SOCRELP é uma das primeiras cooperativas organizadas a trabalhar com a coleta seletiva no Brasil.
Metas – Em Fortaleza, a coordenação do projetotrabalha com três organizações de recicláveis parceiras (Socrelp, Rosa Virginia e Reciclando), reunindo 48 catadores, que recolhem material em cerca de 200 organizações como empresas, órgãos públicos, hotéis e condomínios, totalizando cerca de 100 toneladas/mês de lixo reaproveitável.
Com a implementação do “Dê a mão para o Futuro” em Fortaleza, o objetivo é aumentar o número de catadores para 60, além de ampliar a quantidade de organizações atendidas para 250. Além disso, com melhoria das condições e capacitação dessa mão de obra, a expectativa é que os rendimentos dos catadores também aumentem, passando dos R$ 600,00 (média) atuais para R$ 1.200,00.
Ações práticas – A primeira grande ação do “Dê a mão para o Futuro” para possibilitar o aumento do material reciclável destinado para as associações ocorrerá dia 05 de abril, no condomínio Malaga(localizado no bairro de Parque Del Sol), em Fortaleza. A coordenação do projeto e os catadores realizarão um processo de capacitação com a equipe de limpeza e moradores interessados em participar deste momento. Em seguida, grupos de catadores baterão de porta em porta dos cerca de 320 apartamentos, para orientar os condôminos sobre a coleta seletiva e a importância da reciclagem e entregar o material da campanha.
Além do trabalho realizado no Edifício Malaga, o “Dê a mão para o futuro” prevê ainda, nos próximos meses, implementar a coleta seletiva no IAPS e em mais 20 condomínios, além de fortalecer e aprimorar a coleta seletiva em outros grandes geradores de resíduos como o Aeroporto Internacional Pinto Martins, deFortaleza.
DÊ A MÃO PARA O FUTURO
O Programa Dê a Mão para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.
Atualmente, as ações são realizadas em 14 Estados, numa iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).
Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE RECICLAGEM EM FORTALEZA “DÊ A MÃO PARA O FUTURO”
Dia 04 de abril - quinta-feira
Horário: a partir das 15h – com oficina de separação de lixo com Dona Francinete Cabral
Local: IAPS – Instituto de Assistência e Proteção Social
Endereço: Rua Barra Nova, 1000 - Jardim das Oliveiras - Fortaleza
1ª AÇÃO DE PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO PARA AUMENTO DA COLETA SELETIVA
Dia 05 de abril, sexta-feira
Horário: a partir das 9h30
Local: Condomínio Malaga
Endereço: R NS 04 - Parque Iracema (Parque Del Sol) – Fortaleza
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.