O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante a Cúpula do Mercosul , em Foz do Iguaçu, que enfrentar o crime organizado deve ser uma das prioridades do bloco, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, não importando o perfil político dos governos dos países. Ele citou que o enfraquecimento das instituições democráticas é um dos problemas que abre caminho para atividades ilícitas. O presidente também citou uma série de ações em curso entre os países sul-americanos. "A segurança pública é um direito do cidadão e um dever do Estado, independentemente de ideologia. O Mercosul demonstrou disposição de enfrentar as redes criminosas de forma conjunta. Há mais de uma década, criamos uma instância de autoridades especializadas em políticas contra as drogas. Neste semestre, assinamos um acordo contra o tráfico de pessoas. Criamos uma comissão para implementar uma estratégia comum contra o crime organizado transnacional. Instituímos um gru...
Funceme esclarece informações sobre suposta tempestade em Fortaleza causada por ciclone em Fernando de Noronha
Mensagens e imagens circulam nas redes sociais nesta terça-feira (2) com informações de uma suposta tempestade causada por um ciclone que se formará próximo de Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco. Porém, de acordo com análise de resultados de modelos numéricos de previsão do tempo, não há condições para tal fato.
Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, foi observada, durante a manhã de hoje, uma circulação em torno de uma baixa pressão atmosférica (não intensa) na área de convergência dos ventos alísios (o que é comum), isto é, onde encontra-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mas já dissipou-se. De qualquer modo, o cenário anterior já não se caracterizava favorável à formação de um ciclone tropical.
Fritz salienta ainda que a força de Coriolis, que costuma interferir no curso de qualquer corpo em movimento na superfície terrestre devido à rotação do nosso planeta, é fraca em regiões próximas à linha do equador, ou seja, não havendo, assim, condições favoráveis para gerar grandes tempestades rotativas com centros de baixa pressão atmosférica mais intensos, tal como ocorre com os ciclones tropicais.
Previsão
Neste momento, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuva em Fortaleza nesta quarta-feira.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.