O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (24) um alerta de tempestade (perigo e perigo potencial) para grande parte do Rio Grande do Sul e também para todo o estado de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul terá chuva moderada a pontualmente forte, ventos de intensidade variada e granizo nesta tarde e à noite. O alerta vermelho vale para as regiões central e norte do estado gaúcho, o que inclui a capital Porto Alegre e região metropolitana. A área pode receber chuva entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora, podendo chegar a 50mm a 100mm. Pode haver ventos entre 60 quilômetros por hora (km/h) a 100km/h e queda de granizo. Esta previsão acima vale também para a cidade de Farroupilha, fortemente atingida nesta terça-feira (23) pela passagem de um tornado. Para a região centro-sul do estado, o alerta é amarelo, o que indica perigo potencial. Pode haver chuva entre 20 e 30mm/h, podendo chegar até 50mm/dia. A velocidade dos ventos fica entre 40 ...
Funceme esclarece informações sobre suposta tempestade em Fortaleza causada por ciclone em Fernando de Noronha
Mensagens e imagens circulam nas redes sociais nesta terça-feira (2) com informações de uma suposta tempestade causada por um ciclone que se formará próximo de Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco. Porém, de acordo com análise de resultados de modelos numéricos de previsão do tempo, não há condições para tal fato.
Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, foi observada, durante a manhã de hoje, uma circulação em torno de uma baixa pressão atmosférica (não intensa) na área de convergência dos ventos alísios (o que é comum), isto é, onde encontra-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mas já dissipou-se. De qualquer modo, o cenário anterior já não se caracterizava favorável à formação de um ciclone tropical.
Fritz salienta ainda que a força de Coriolis, que costuma interferir no curso de qualquer corpo em movimento na superfície terrestre devido à rotação do nosso planeta, é fraca em regiões próximas à linha do equador, ou seja, não havendo, assim, condições favoráveis para gerar grandes tempestades rotativas com centros de baixa pressão atmosférica mais intensos, tal como ocorre com os ciclones tropicais.
Previsão
Neste momento, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuva em Fortaleza nesta quarta-feira.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.