Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista do Hospital Quali Ipanema, no Rio de Janeiro, Orlando Maia. Segundo o médico, uma série de fatores predispõem o ser humano nessa época do ano ao AVC. Um dos principais é o próprio calor que gera uma desidratação natural das células que, por sua vez, causam um aumento da possibilidade de coagulação do sangue. “E isso tem um maior potencial de gerar AVC, porque o AVC está ligado a coágulo”, disse o médico. Existem dois tipos de AVC. Um é o AVC hemorrágico, que é o rompimento de um vaso cerebral e representa a minoria dos casos, em torno de 20%. O outro tipo, que domina o número de casos, é o AVC isquêmico, causado pela formação de um coágulo e entupimento de um vaso. Orlando Maia explicou que, como o sangue fica mais espesso, mais concentrado devido à desidratação, isso favorece a trombose, que é a formação de um coágulo e, por isso, te...
A comemoração acontece nas duas sedes do Instituto
A Páscoa é a mais antiga e importante festa cristã e celebra a ressurreição de Jesus. Para comemorar esta data tão especial, o Instituto Povo do Mar vai ter programação especial no próximo dia 17, nas duas sedes da ONG. A programação acontece tanto pela manhã, como à tarde.
No total, 420 crianças e adolescentes do IPOM vão participar da Páscoa do Instituto. A novidade deste ano é que além das crianças atendidas pelo Instituto, 50 crianças do IPREDE também vão participar da programação, que vai contar com acolhida, reflexão sobre o sentido da Páscoa e distribuição de ovos de chocolate. A distribuição dos ovos será na sede da Praia do Futuro, à tarde.
Quem quiser contribuir com a celebração, pode doar ovos de Páscoa nas sedes do IPOM. As crianças agradecem!
Sobre o Ipom:
O Instituto Povo do Mar é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 por 4 amigos surfistas, frequentadores da praia do Titanzinho, em Fortaleza. Eles perceberam as dificuldades enfrentadas pelas crianças da área e resolveram contribuir para a formação humana dos pequenos. Hoje o IPOM atua em duas sedes e atende, gratuitamente, cerca de 400 crianças e adolescentes. São oferecidas várias atividades sociais e esportivas com o objetivo de promover a paz social, favorecendo o resgate da cidadania e a ampliação dos horizontes. Desde o ano passado, jovens também passaram a participar de cursos profissionalizantes promovidos pelo IPOM através do projeto ‘Reciclando Vidas’, que tem o patrocínio da Petrobrás. Para este ano, também está prevista a inauguração da terceira sede da ONG, dessa vez, no bairro José Walter.
Sobre o Iprede:
Fundado em 1986 como Instituto de Prevenção da Desnutrição e da Excepcionalidade, o IPREDE começou sua trajetória histórica com o objetivo de prevenir e tratar crianças com desnutrição infantil. Hoje, o IPREDE funciona como um espaço de produção, ensino e divulgação da temática para a sociedade em geral. O Instituto desenvolve programas, projetos e serviços em articulação com os diversos setores da sociedade, com fins públicos, foco na nutrição e desenvolvimento na primeira infância, bem como trabalha na geração e disseminação de conhecimentos técnico-científicos a partir dessas experiências adquiridas.
SERVIÇO:
Páscoa do IPOM
Data: 17/04
Horário: de 9h às 11h e de 14h às 16h.
Endereço: Sede Titanzinho: Avenida Leite Barbosa, 1174 – Serviluz. Sede Praia do Futuro: Avenida Dioguinho 3519 – na Praça Dom Hélder Câmara.
Mais informações: 31115573 / 31115572
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.