A frente fria que atua sobre as regiões Sul e Sudeste do país, e que provocou a formação de um tornado no Paraná , também causou problemas no Rio de Janeiro. O Centro de Operações e Resiliência da capital fluminense acionou estágio 2 de alerta, o que significa que alguns eventos climáticos estão impactando a rotina da cidade. Foram registrados seis pontos de alagamento e 26 quedas de árvores. O caso mais grave foi a queda de um muro entre as estações Coelho Neto e Colégio do metrô, o que obrigou a interrupção parcial do serviço no início da manhã deste sábado (8). Neste momento, a circulação das composições é normal. Os sistemas de monitoramento da prefeitura carioca chegaram a registrar rajadas de vento de até 77,7 quilômetros (km) na região do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Apesar disso, o terminal opera normalmente. Núcleos de chuva moderada e forte continuam sobre toda cidade, e há previsão de pancadas com raios e rajadas de vento ...
Sexta-feira (5) começa com previsão de eventos de chuvas em determinadas macrorregiões; veja detalhes
A previsão do tempo para esta sexta-feira (5) é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e também no Cariri. Já nas demais regiões, as precipitações serão isoladas, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizada na tarde de ontem.
Conforme análise da imagem de satélite, observava-se, sobre o território do Ceará, nebulosidade principalmente sobre a porção ao norte. Ela estaria relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.
Diante do então cenário, a cobertura de nuvens será variável ao longo do dia e as precipitações deverão atingir mais de 50% das áreas sob previsão citadas acima. Já naquelas indicadas como tendência a chuvas isoladas, a precipitações deverão atingir de 20% a 50% do território.
Para o fim de semana, incluindo uma nova análise para esta sexta-feira, o cenário será apontada na manhã de hoje.
Balanço
No que se refere ao intervalo entre 7h desta quinta (4) e as 7h desta sexta, a maior precipitação informada foi de 63 milímetros em Catunda. Os dados ainda são preliminares e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, acesse www.funceme.br/calendario.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.