Pediatras alertam para riscos de brinquedos com IA Intenção da SBP é reduzir os riscos de exposição indevida Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 21/10/2026 - 11:48 Brasília © Laura/Adobestock Versão em áudio Brinquedos que conversam com a criança, que são capazes de memorizar o que ela gosta e que até mesmo respondem com palavras de carinho e empatia fazem parte da realidade de boa parte das famílias no Brasil e no mundo e exigem olhar atento por parte de pais e responsáveis. Diante do avanço da inteligência artificial (IA) e de sua aplicação em produtos lúdicos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um alerta sobre como escolher e acompanhar os efeitos da aplicação desse tipo de tecnologia junto a crianças e adolescentes . Em nota, a entidade destacou que o objetivo do alerta é reduzir os riscos de exposição indevida. Segundo o documento, sistemas de IA generativa, por exemplo, reconhecem voz e imagem, recordam informações, adaptam respostas ...
Posto tem capacidade para coletar sangue de 40 doadores por dia
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará com um posto de coleta para doação de sangue no Shopping Iguatemi, em Fortaleza, a partir do dia 02 de abril (terça-feira). O espaço terá capacidade para atender 40 doadores por dia. Os voluntários poderão, além de doar sangue, se cadastrar para doação de medula óssea. A unidade atenderá no primeiro piso do Iguatemi Expansão, em frente à Praça de Convivência. O cadastro de medula óssea será realizado de segunda a sábado, das 10 às 15 horas, e aos domingos, das 13 às 15 horas. Já a doação de sangue será das 15 às 22h, de segunda a sábado, e das 15 às 21h, no domingo. A previsão é que o posto fique no local por três meses, até o dia 2 de julho.
Também no dia 02, o Hemoce inicia a nova campanha para doação de sangue e o aplicativo DoeSangue, que facilitará o processo da doação. “O feriado da Semana Santa costuma ter uma necessidade de transfusão maior até do que no Carnaval. Por isso, a gente lança essa campanha para relembrar à população para se programar e antes do feriado ajudar a quem espera pela solidariedade do outro”, ressalta Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.
“Temos muito prazer em ajudar ações de responsabilidade social. Sabemos da importância de manter o estoque de sangue do Estado abastecido e da necessidade de se conseguir novos doadores de medula. Por isso, acreditamos que receber a unidade móvel do Hemoce ajudará nessas duas tarefas por recebermos diariamente um grande fluxo de pessoas”, destaca Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Fortaleza.
Doadores
Para doar sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou pelo responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.
Todo o processo de doação leva de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano, e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.
Sobre o Iguatemi
O Shopping Iguatemi Fortaleza tem 37 anos de existência. Empresa do grupo JCC – Jereissati Centros Comerciais, que também controla shopping centers em Belém (PA) e Campo Grande (MS), o Iguatemi Fortaleza traz números bastante positivos. São mais de 450 lojas e quiosques que reúnem o mais completo mix de compras, lazer, gastronomia e serviços de Fortaleza em mais de 90 mil metros quadrados de área. Por corredores amplos e projetados para o melhor aproveitamento da iluminação natural, fazer um passeio pelo Iguatemi é experimentar conforto, comodidade e aproveitar o que a vida tem de melhor.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.