*Do Nordeste para o continente: jovem talento brasileiro é convocado para a Seleção e busca apoio para disputar a Copa América* Com apenas 10 anos, João Pedro Borges Beltrão, conhecido no meio esportivo como JP Gigante, já começa a escrever sua história no futebol brasileiro a partir do Nordeste, região que historicamente revela talentos e molda craques com raça, criatividade e identidade própria. Morador do bairro de Casa Amarela, no Recife, o jovem atleta foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol 7 Sub-11 e irá representar o Brasil na Copa América de Futebol 7, que acontece entre os dias 1º e 8 de março de 2026, em Guadalajara, no México. Atualmente, JP Gigante integra a equipe do Náutico Fut7, atuando como meio-campista e ponta esquerda, posições em que se destaca pela habilidade no drible, qualidade no passe e boas finalizações. O talento nordestino que hoje chama atenção nacional começou cedo, ainda na infância, em casa, como acontece com tantos meninos da região: o...
Dica de hoje - Cena Cineclube exibe adaptação de O pagador de promessas, obra homônima de Dias Gomes
O longa, adaptada de obra homônima de Dias Gomes, será exibido na terça-feira (07), no estúdio de Audiovisual, dentro do ciclo “Cine-Adaptações”
Em continuidade ao ciclo “Cine-Adaptações”, na primeira primeira terça-feira de maio (07), o Cena Cineclube exibe o filme “O pagador de promessas (1962)”, de Anselmo Duarte. Adaptação da obra de Dias Gomes, o longa será debatido pelo professor Carlos Velázquez. A sessão inicia às 19h, no estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes.
Desde março, o Cena Cineclube vem realizando semanalmente o ciclo “Cine-Adaptações”, com obras da literatura nacional adaptadas por diretores brasileiros. O ciclo continua no mês de maio com mais uma sessão. O filme exibido no dia 14 será “A Hora da Estrela (1985)”, de Suzana Amaral, adaptado da obra de Clarice Lispector.
Sinopse
O PAGADOR DE PROMESSAS, 98 MIN, BRASIL, 1962
Zé do Burro e sua esposa Rosa vivem em uma pequena propriedade rural próxima de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Até hoje, é o único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Com Leonardo Villar, Glória Menezes e Norma Bengell. Adaptado da obra homônima do escritor Dias Gomes.
Sobre o debatedor
Carlos Velázquez é doutor em Música Antiga pelo CNR França. Possui Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela UMinho e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, ambas em Portugal. Professor titular da Unifor. Pesquisador colaborador do CLLC da Universidade de Aveiro. Membro honorário do Instituto Labirinto de Psicologia Analítica e Coordenador do Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem – MITHO.
Sobre o Cena Cineclube
Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.
Serviço
O quê: Cena Cineclube exibe adaptação de O pagador de promessas
Quando: Terça-feira, 07 de maio, às 19h
Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.