Pular para o conteúdo principal

Abraji questiona no STF exigência de identificação para acesso a dados de remuneração do Ministério Público Associação alega que medida restringe transparência e cria risco de assédio a jornalistas

  Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra norma do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que exige identificação para acessar informações sobre a remuneração de membros e servidores do Ministério Público. A Ação Direta de Inconstitucionalidade   (ADI) 7892   foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.  Segundo a Abraji, a medida ameaça a liberdade de imprensa, ao expor jornalistas a possíveis retaliações. A associação cita o caso do jornal Gazeta do Povo, cujos repórteres foram alvo de dezenas de ações judiciais após publicarem reportagens sobre vencimentos acima do teto constitucional recebidos por juízes e promotores do Paraná — episódio reconhecido pelo STF como assédio judicial.  De acordo com a entidade, a norma tem levado Ministérios Públicos estaduais, como os de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a omitir os nomes de agentes públicos em suas folhas d...

Diversidade e inclusão ampliam possibilidades econômicas e sociais para as organizações


Connex19, evento realizado pela AD2M Engenharia de Comunicação, será realizado em Fortaleza dia 21 e irá abordar os diversos aspectos e a relevância de se trabalhar a diversidade nas empresas

As discussões sobre diversidade, e mais especificamente sobre a inclusão no ambiente corporativo, vão além do aspecto social e impactam diretamente nos negócios das organizações, melhorando a competitividade e até a lucratividade das empresas, além de reforçar o respeito entre as diferenças. Segundo pesquisa da McKinsey & Company, consultoria empresarial americana, as empresas com quadros mais diversos têm 35% mais chance de retorno financeiro que a média do mercado. Isso porque, com um quadro de colaboradores composto por pessoas de origens e características diversas, ampliam-se aspectos como criatividade, inovação, engajamento, maior dedicação e novas visões de mundo, permitindo à organização se tornar mais competitiva no mercado e atingir públicos maiores.

Um exemplo disso tem relação com a questão de gênero. Segundo a mesma pesquisa, as empresas com o equilíbrio de gênero podem atingir até 41% de aumento em lucratividade. A realidade no Brasil, no entanto, distancia-se desse ideal. No país, ainda há uma grande disparidade de salários e também de percentuais de ocupação entre mulheres e homens nos cargos decisivos das grandes empresas. Seis em cada dez empresas listadas na Bovespa não têm uma mulher sequer em seus conselhos de administração. Segundo o Instituto Ethos, por exemplo, as mulheres executivas recebem até 24% menos que os homens ocupando os mesmos cargos. Nas 500 empresas brasileiras pesquisadas neste mesmo estudo, apenas 2% dos funcionários são pessoas com deficiência, o que é somente o mínimo exigido pela lei.

A especialista Elaine Terceiro, consultora em Treinamentos de Diversidade, vem alertando em seus estudos e palestras para a importância da identificação dos grupos minorizados e dos benefícios da inclusão dessas pessoas no ambiente corporativo. “As empresas perceberam que a diversidade e a inclusão são relevantes para a geração de inovação, criatividade, melhoria do clima organizacional, produtividade, vantagem competitiva e retorno de reputação e imagem. O retorno é positivo para todas as pessoas, para a sociedade e para as organizações”, destaca.

Elaine Terceiro vem a Fortaleza no dia 21 de maio para fazer a palestra “Diversidade nas Organizações” durante o Connex19, evento que será realizado no auditório do BS Design Corporate Towers, numa promoção da AD2M Engenharia de Comunicação. Voltado para empresários, formadores de opinião e outros agentes tomadores de decisão no mercado, o Connex19 propõe trazer ao Ceará um debate global e provocar mudanças positivas nas empresas. O evento de comunicação e gestão é lançado no mês em que a AD2M celebra 23 anos de atuação, e levanta temas de interesse do mercado com aplicabilidade nos negócios locais.

“Elegemos o tema diversidade nas organizações porque entendemos a importância da comunicação neste processo de compreensão dessa realidade e o papel dos jornalistas em pautarem este assunto e ampliarem a discussão. Esse tipo de debate nos provoca a refletir e a fugir dos vieses inconscientes do preconceito, trazendo para dentro das nossas empresas um leque maior de pensamentos e possibilidades não só sociais mas também econômicas”, afirma Djane Nogueira, sócia-fundadora e diretora da AD2M. Nesse sentido, o Connex19 traz a ideia de que, ao assumirem uma postura inclusiva e um quadro de colaboradores cada vez mais diverso, as empresas colaboram para a inclusão dos grupos minorizados e ampliam o potencial inovador dos negócios.

Sobre o Connex19
Realizado pela AD2M Engenharia de Comunicação, o Connex19 é um evento de Comunicação e Gestão que oferece atualização para empresários, executivos e profissionais por meio da discussão de temas de interesse do mercado. O foco do evento é a apresentação de tendências de vanguarda com real relevância para os públicos, tratadas de modo acessível e em sintonia com sua realidade. A AD2M Engenharia de Comunicação é a realizadora do Connex19.

Sobre a AD2M Engenharia de Comunicação
A AD2M Engenharia de Comunicação oferece o que há de melhor no universo da comunicação corporativa, com amplo portfólio, consistente rede de relacionamentos e equipe qualificada. Comemorando 23 anos de atuação, presta serviços nas áreas de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Mídias Digitais e Monitoramento de Mídia.

Sobre a palestrante
Elaine Terceiro é mestranda em Educação Sexual pela Unesp, graduada em Psicologia pela FMU, com MBA em Marketing pela FGV. Atua há 22 anos no segmento de serviços nas áreas de atendimento a clientes, ouvidoria externa e interna, clima e cultura organizacional e ética. Membro e palestrante da Associação Brasileira de Ouvidores / Ombudsman (ABO) e Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC), desenvolveu sua carreira no Banco Sudameris (grupo ABN Amro Bank) onde permaneceu por nove anos e posteriormente no Banco Itaú onde permaneceu por sete anos. Na Atento Brasil, por sete anos, foi superintendente de Responsabilidade Social, Comunicação Interna e Ouvidoria Organizacional; líder do Comitê de Ética da empresa. Consolidou o Programa de Diversidade, a plataforma de canais internos da empresa e implantou a Ouvidoria de Colaboradores. Ganhadora do Prêmio Ouvidorias Brasil por quatro vezes.

Connex19 - Diversidade nas Organizações
Data: 21 de maio (terça-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: BS Design Corporate Towers – Auditório (Av. Desembargador Moreira, 1300 - Aldeota)
Evento exclusivo para convidados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.