Pular para o conteúdo principal

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam na terça-feira MEC destina 50 mil vagas para financiamento em todo o país

  Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam na terça-feira MEC destina 50 mil vagas para financiamento em todo o país Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil Publicado em 02/11/2026 - 10:24 Brasília © José Cruz/Agência Brasil Versão em áudio As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2026, estão abertas até o dia 3 de novembro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior .  Para acessar, é preciso fazer login pela conta da plataforma Gov.br. O programa oferece financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em faculdades privadas bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). O Fies cobre as mensalidades do curso e permite que o estudante pague, com condições facilitadas, o valor financiado após a conclusão da graduação. Nesta edição, as vagas remanescentes destinam-se exclusivamente à contratação do financiamento no segundo semestre letivo dest...

Mercadinhos São Luiz prepara um fim de semana de ofertas em produtos sem glúten


A promoção em alusão ao dia do celíaco, comemorado no dia 16 de maio, traz ofertas de até 25% de desconto.


Em alusão à comemoração ao dia do celíaco, o Mercadinhos São Luiz faz um fim de semana de ofertas em produtos sem glúten. A ideia é proporcionar aos celíacos, uma oportunidade de adquirir seus produtos com preços bem mais acessíveis e para isto, os descontos variam entre 20% e  25%. A promoção acontece do dia 24, ao dia 26 de maio.

Estarão em oferta, produtos como biscoitos diversos sem glúten, geléias, farinhas, barras de cereais, massas, pães, dentre tantas outras opções que incrementam o cardápio dessas pessoas que precisam seguir uma dieta restrita.

O mercado de produtos sem glúten vem crescendo muito ultimamente, além da procura por conta da doença celíaca, que requer uma dieta controlada e balanceada, alguns podem apresentar apenas uma certa intolerância e já optam por alimentos sem o composto de proteínas.

Sempre atento às mudanças e exigências do mercado, o Mercadinhos São Luiz dispõe na sua seção saudável, os mais variados produtos deste segmento, para melhor atender todos os clientes.

Sobre a doença Celíaca

A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. A dificuldade para processar o glúten causa reações diversas, em especial no intestino.

Essa reação causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Nos celíacos, partículas não digeridas das proteínas do glúten, como a gliadina, presente no trigo, conseguem atravessar a parede intestinal. Isso desencadeia uma reação do sistema imunológico, que agride as células da camada superficial do intestino delgado, gerando uma inflamação. A doença celíaca é incurável, e seu único tratamento é eliminar o glúten da dieta.

Comentários