Pesquisadores, ambientalistas e entidades da sociedade civil alertam para os riscos hídricos, climáticos e sanitários da técnica de fraturamento hidráulico (fracking) usada na exploração de gás natural não convencional. Posicionamentos sobre o tema foram apresentados na quinta-feira (11), em audiência pública no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O fraturamento hidráulico usa água, areia e produtos químicos em tubo de alta pressão para causar fissuras em rochas do tipo folhelho (ou xisto). Elas têm esse nome porque lembram um acúmulo de folhas, com permeabilidade baixa. Por meio da técnica, o gás que estava preso nas rochas flui para o tubo e chega à superfície. É um processo com grau de dificuldade diferente da exploração do gás natural convencional. Desde 2013, interessados na técnica tentam achar meios de estimular os primeiros passos no Brasil. Naquele ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma licitação para pesquisa e...
Por
Marcellus Rocha
A transação, sujeita à aprovação dos órgãos reguladores (ANS e CADE), reforça o objetivo estratégico da Hapvida de se tornar uma operadora nacional
A Hapvida deve se tornar a maior operadora de saúde do Brasil. Nesta terça-feira, dia 7 de maio, o Sistema Hapvida anuncia ao mercado a assinatura da carta de intenções para aquisição integral da operação do Grupo São Francisco. Com a efetivação da operação, selada em R$ 5 bilhões, a Companhia assumirá a liderança nacional em número de beneficiários - salvo as operadoras que trabalham exclusivamente com venda de planos odontológicos - tornando-se uma operadora de abrangência nacional, com posição de liderança principalmente no interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além da ampliação de sua presença no Sul e sua já consolidada liderança nas Regiões Norte e Nordeste.
A Hapvida, com a aquisição de cerca de 1 milhão e 800 mil vidas do Grupo São Francisco, formará a maior operadora do país, servindo mais de 5,8 milhões de beneficiários, em todas as regiões do País. A concretização da presente transação está condicionada, dentre outras medidas, à aprovação prévia pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
"O Sistema Hapvida tem sua expertise para crescer fora das Regiões Norte e Nordeste do País. As duas empresas têm culturas semelhantes e faremos um trabalho de regionalização muito forte a partir de agora. Com uma proposta de verticalização inteligente, seremos uma empresa brasileira para atender com eficiência, em todo o País. Esse sempre foi nosso grande sonho e, agora, estaremos juntos com a equipe da São Francisco, que virá a somar com a nossa missão de democratizar a saúde de qualidade, com acolhimento e eficiência em custos", explica Jorge Pinheiro, presidente do Hapvida.
Com atuação em mais de doze estados do Brasil, o Grupo São Francisco possui presença marcante em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. O Grupo é composto pela São Francisco Saúde, São Francisco Odontologia, São Francisco Resgate e, por fim, pela Documenta Clínica Radiológica. São 8 hospitais, dezenas de clínicas, unidades de Diagnóstico por imagem, laboratórios e atendimento em odontologia.
A companhia seguirá com o compromisso de melhorar a vida de milhares de pessoas através da prestação de serviços de saúde de excelência, com foco exclusivo no melhor interesse do beneficiário. Caso aprovada, a presente operação permitirá ao Hapvida plena capacidade de democratizar o acesso à saúde de qualidade para milhões de brasileiros em todo o país.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 4 milhões de clientes, a Hapvida hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 21 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 27 hospitais, 78 clínicas médicas, 20 prontos atendimentos, 85 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida & Imagem) distribuídos em 12 estados onde a operadora atua com rede própria.
Sobre o Grupo São Francisco
Fundado em 1945 com a inauguração do Hospital São Francisco, o Grupo São Francisco é um dos maiores de saúde do Brasil, com modelo de negócios pautado na verticalização de sua operação e atuação em mais de doze estados do Brasil. Possui presença marcante em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. O Grupo é composto pela São Francisco Saúde, São Francisco Odontologia, São Francisco Resgate e, por fim, pela Documenta Clínica Radiológica. Ao todo são 7 mil colaboradores
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.