#audioinclui

terça-feira, 7 de maio de 2019

Notícias de Caucaia

TRÂNSITO

Prefeito de Caucaia abre “Maio Amarelo” e entrega novas motos para fiscalização



A manhã desta terça-feira (7/5) foi de sensibilização na abertura da campanha Maio Amarelo em Caucaia. Para celebrar, o prefeito Naumi Amorim entregou oito motos de fiscalização e certificados de conclusão do curso de motociclista operacional de trânsito a agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).
A cerimônia foi realizada no Grêmio de Recreio e Estudos, no Centro da Sede. Para Naumi, a data tem grande importância para reflexão e sensibilização dos condutores de veículos e pedestres em busca de um trânsito de paz. “O Maio Amarelo faz as pessoas se conscientizarem para uma redução no número de acidentes e mortes. Com as novas motos, a AMT terá mais capacidade de fiscalização e de chegar aos locais de acidentes com mais agilidade”, disse o gestor.
Conforme o presidente da AMT, Carlos Augusto Cavalcante, as novas motos são de grande porte com 300 cilindradas cada e darão mais agilidade aos agentes de trânsito. “Todos os condutores fizeram o curso para habilitarem-se ao transporte. Já a campanha de conscientização visa reduzir o número de acidentes no município.”
Ao todo, 15 agentes participaram do curso de motociclista operacional. “Foram duas semanas de preparação para que nós tivéssemos uma habilidade maior com as motocicletas”, destaca o agente de trânsito Márcio Marley.
A AMT iniciou na última sexta-feira (3) as atividades do Maio Amarelo. Este ano, o tema da campanha é “No trânsito, o sentido é a vida”. O objetivo das ações é colocar em pauta a segurança no trânsito sensibilizando a participação da população, empresas, escolas e entidades.
_________
SAÚDE

Profissionais são capacitados em técnica que desenvolve crianças

/admin/view/noticia/img/20190507122250saude_capacitacao_crianca.jpg
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberam capacitação em puericultura para aperfeiçoar a técnica, que favorece o desenvolvimento físico e psíquico das crianças atendidas na Atenção Primária à Saúde (ATS) de Caucaia. Ocorrido na sede da SMS localiza no Centro, o primeiro treinamento foi ministrado pela médica Larissa Elias, pediatra considerada referência no município.
Além da parte teórica, a capacitação se estenderá durante esta semana com atendimentos de matriciamento em pediatria feito pela médica palestrante juntamente com médicos e enfermeiros de algumas unidades básicas de saúde. “Começaremos com as unidades modelo: Planalto, Itambé, Sítios Novos, Araturi, Novo São Miguel, Picuí, acrescentando também Paulo Pontes, Velho São Miguel”, informa a coordenadora de ATS da SMS Vilalba Carlos. 
“Investimos muito em educação permanente nessa capacitação”, salientou Vilalba informando também que os 73 médicos e 73 enfermeiros das UBSs serão contemplados com esse treinamento.  
Conhecida por tratar dos bebês durante o nascimento e primeiros meses de vida, a puericultura também é responsável pelo tratamento pré-natal ou pré-concepcional, prevenindo prováveis doenças ou anormalidades que possam por em risco a qualidade de vida e bem-estar da criança.
_________
 ESPORTE

Caucaienses campeões brasileiros de futevôlei passam a ser apoiados pela Prefeitura


/admin/view/noticia/img/20190507133100esporte_iparana_futvolei.jpg
O secretário municipal de Esporte e Juventude, Ribamar dos Santos, recebeu nesta terça-feira (7/5) a visita dos atletas Edilberto Lopes e Gabriel da Silva Lima. Caucaienses, os primos são os campeões da última etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei, ocorrida no Rio de Janeiro.
Edilberto e Gabriel serão apoiados pela Prefeitura para as próximas etapas da competição, no Rio de Janeiro, em Sergipe e na França. Projetos sociais de esporte em Iparana, onde os dois atuam, também receberão apoio da gestão.
“Vamos ajudar o projeto que eles querem desenvolver na comunidade para que outros jovens possam começar a praticar futevôlei. É uma nova etapa numa modalidade que está surgindo”, pontuou o secretário.
Morador da praia da Iparana, Edilberto Lopes, conhecido como Nem, iniciou no futvôlei por diversão há sete anos. Agora acredita que a parceria com a Prefeitura produzirá um crescimento ainda maior do esporte. “Fico feliz em poder levar o nome do nosso município para fora do Estado. Só tenho a agradecer o empenho da Sejuv.”
Já Gabriel da Silva Lima, o Biel, destaca que a ajuda da Prefeitura é importante para sua carreira. “Não temos patrocinadores e agora vamos poder estar participando dos campeonatos e o futevôlei do município e do Estado só têm a crescer”, ressalta. 
     
Além da conquista da etapa do campeonato brasileiro, os atletas foram campeões cearenses por seis vezes. Em 2019, o brasileiro tem cinco etapas. Os atletas de Caucaia participaram de duas. A quarta etapa será realizada no Rio de Janeiro e a quinta em Sergipe.
Edilberto e Gabriel estão em sexto lugar na classificação geral da competição e apresentam grande chances de tornarem-se campeões de 2019.
__________
SINE MUNICIPAL

Camareira de hotel, caixa de loja e 17 outras oportunidades em Caucaia


Órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), o Sine Municipal está com 24 oportunidades de ocupação nesta terça-feira (7/5).
Há vagas para pessoas com e sem experiência comprovada. Quatro são para pessoas com deficiência. As oportunidades estão distribuídas em 15 áreas de atuação: agente de reservas (1), caixa de loja (2, para pessoas com deficiência), camareira de hotel (5), estoquista (2, para pessoas com deficiência), motofrentista (2), motorista de caminhão (1) e motorista de caminhão-guincho pesado (3).
E ainda: operador de telemarketing ativo e receptivo (1), promotor de vendas (1), recepcionista bilíngue (2), técnico de impressora matricial (1), técnico químico (1) e vendedor de serviços (2).
As vagas são destinadas a quem já está cadastrado no sistema do Sine. Interessados devem comparecer à sede da Setem portando Carteira de Trabalho ou RG e CPF.
SERVIÇO
VAGAS DE EMPREGO
ONDE:
 rua Coronel João Licínio, nº 517, no Centro, das 8 horas às 14 horas.
_________
 TRE

Parceria deve viabilizar novo posto de atendimento em Caucaia


/admin/view/noticia/img/20190507203545tre.jpg
O prefeito Naumi Amorim reuniu-se na tarde da última segunda-feira (6/5) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), desembargador Haroldo Máximo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Inácio de Alencar Cortez. O encontro fortalece a relação da Prefeitura com o órgão e deverá viabilizar a instalação de uma nova central de atendimento em Caucaia.
Conforme o prefeito, aproximar a gestão do TRE é conquistar ainda mais melhorias para o caucaiense. “Hoje somos o segundo município do Estado com maior número de eleitores. É preciso oferecer melhores condições para população exercer seu pleno direito democrático”, ressalta Naumi.
Com 211.902 eleitores, hoje Caucaia conta com três zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª). A parceria entre a Prefeitura e o TRE-CE oferecerá para os eleitores uma nova central de atendimento que realizará uma prestação de serviços gerais.
_________
 ATENÇÃO PRIMÁRIA

Encontro de gerentes visa qualidade em atendimentos


Conhecer indicadores para aperfeiçoar o monitoramento do Sistema Local de Saúde e garantir a qualidade da Atenção Primária em Saúde (APS) de Caucaia. É com esse intuito que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu gerentes dos 47 postos de saúde nesta terça-feira (7/5).
O encontro aconteceu na Faculdade Terra Nordeste (Fatene). “Trata-se de um planejamento para elencarmos as dez metas mais desafiadoras e as prioritárias que cada coordenador irá adotar. Queremos que sejam gestões não somente aceitáveis, mas memoráveis”, declarou o titular da SMS, Moacir Soares. 
A atividade é uma forma de traçar estratégias para a criação de um produto a ser sempre apresentado e analisado em outros encontros, segundo a coordenadora de APS da SMS, Vilalba Carlos. “Dentro das metas, vamos verificar a realidade de cada território para resolver, por exemplo, problemáticas que apontem o aumento de algumas doenças. Queremos que todos sejam líderes com capacidade de resolver situações do cotidiano”, disse a gestora.
Destacam-se nas metas: habilitação de unidades para “modelo”, como outras que já são; criação de sala de situação para monitorar sistemas de informação; redefinição de fluxos; rever questões relacionadas à regulação e ao absenteísmo. “Essas ações e serviços tão necessários para melhorar a funcionalidade nós vamos compartilhar com esses coordenadores”, concluiu Moacir.
Esse ano, 22 gerentes foram nomeados para a Atenção Primária em Saúde de Caucaia, que conta com 47 unidades de saúde físicas e o apoio de 465 agentes comunitários de saúde e 90 agentes de endemias.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.